Torres Vedras é "Autarquia Familiarmente Responsável" desde 2009

17.11.2017

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis voltou a atribuir a Bandeira Verde com Palma, prémio de reconhecimento de boas práticas, ao Município de Torres Vedras pelo trabalho desenvolvido no ano de 2016. De relevar que Torres Vedras recebe esta distinção, consecutivamente, desde 2009, ano da primeira edição deste prémio.

Em 2017, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 61 municípios, dos 115 candidatos, com a Bandeira Verde, por terem práticas ou adotado medidas “amigas da família”, como apoios à maternidade e paternidade, apoio a famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação, transportes, saúde e outras medidas de conciliação entre trabalho e família.

Para fundamentar o resultado, o Observatório avaliou 12 áreas de atuação e o prémio atribuído ao Município de Torres Vedras justifica-se por um conjunto de programas/ações colocadas ao dispor dos munícipes, de entre os quais se destacam:

- Dinamização do programa “+ Saúde – Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis”, que inclui oficinas e showcookings de culinária saudável para famílias, sessões informativas junto de crianças do pré-escolar e 1.ºciclo e aulas fitness dinamizadas pelas crianças junto da comunidade;
- Oferta diversificada de atividades educativas e culturais para famílias;
- Apoio na execução do projeto “Atitude Positiva” por todos os agrupamentos escolares do concelho, bem como do projeto “Bússola” com vista à descoberta de novos saberes e visando a prevenção primária da delinquência juvenil e o isolamento social.
- Dinamização do projeto “Almoça comigo nos meus anos” que permite aos pais/encarregados de educação almoçar na escola dos seus filhos/educandos no dia do seu aniversário;
- Distribuição gratuita do cartão das Agostinhas – Bicicletas Urbanas de Torres Vedras- pelos alunos das escolas da cidade de Torres Vedras com mais de 14 anos;
- Organização do “Tempo de Férias” para a ocupação de tempos livres dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho de Torres Vedras durante as interrupções letivas.
- Iniciativa “Faz e Acontece” para ocupação de tempos livres para jovens residentes no concelho, entre os 16 e os 20 anos, com vista à criação de oportunidades de convivência direta com atividades profissionais;
- Projeto “Transforming your City” do Programa Erasmus +, com workshops/seminários transnacionais, subordinados à temática da regeneração urbana.
- Gabinete de Atendimento a Seniores (descentralizado);
- Realização de iniciativas de apoio e informação sénior, como o projeto “Conversas da Memória”;
- Manutenção do Programa de Apoio ao Arrendamento para famílias que residem em habitações no mercado normal de arrendamento.

A Câmara Municipal de Torres Vedras acolheu esta distinção com enorme orgulho pelo trabalho realizado, mas também com responsabilidade acrescida, por ser já a nona vez consecutiva que a recebe.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 29 de novembro, no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (CEFA), em Coimbra e os dados recolhidos para a atribuição desta distinção estão disponíveis para consulta em www.observatorioafr.org.

*notícia atualizada a 5/12/2017

Última atualização: 05.12.2017 - 16:49 horas