Torres Vedras é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 12º ano consecutivo

23.11.2020

Imagem gráfica da bandeira

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis reconheceu o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, durante o ano de 2019, com a distinção  “Autarquia + Familiarmente Responsável 2020”. O galardão, que distingue as autarquias que adotam políticas de apoio às famílias, foi atribuído pelo 12.º ano consecutivo a Torres Vedras.

A atribuição desta bandeira deve-se a um conjunto de medidas implementadas em 2019, entre as quais se destacam:

- Lançamento do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), que visa intervir ao nível da formação e desemprego através do esclarecimento e encaminhamento formativo e profissional, atuando na inserção ou reinserção profissional de desempregados.

- Implementação do programa de voluntariado jovem “Faz Parte”, que visa incrementar a participação cívica dos jovens através do incentivo à prática do voluntariado nos domínios do Ambiente, Associativismo, Cultura e Social, valorizando-se atividades de educação não formal, desenvolvidas em entidades promotoras de voluntariado no Concelho.

- Desenvolvimento de iniciativas de preservação do ambiente e promoção da sustentabilidade, como a introdução de alimentos biológicos nas refeições escolares e a entrega de kits de educação ambiental aos alunos do 4.º ano (iniciativa que se insere no Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar – "Aluno ao Centro”).

- Dinamização de ações centradas nas famílias e crianças, tais como o “Play Day – Brincar de Rua”; o projeto europeu “Colourful Children”, em parceria com Espanha, Suécia e Itália, que tem vindo a trabalhar a igualdade de género no pré-escolar; o projeto europeu “MLO - Moving and Learning Outside”, em parceria com a Noruega, Grécia, Estónia e Croácia, também dirigido ao desenvolvimento global das crianças em idade pré-escolar; quatro novas atividades de enriquecimento curricular dirigidas às crianças do 1.º ciclo do ensino básico que frequentam escolas públicas do Concelho; e o projeto “Mini Agostinhas”, que visa potenciar o uso da bicicleta em contexto escolar e promover estilos de vida saudáveis e padrões de mobilidade mais sustentáveis, através de atividades formativas para alunos e professores.

- Implementação do programa “Abem – Rede Solidária do Medicamento”, medida que garante o acesso a medicação gratuita a cerca de 40 cidadãos (e respetivos agregados familiares), em parceria com a Associação Dignitude.

A atribuição da bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” resulta de um inquérito realizado a nível nacional e distingue os municípios que adotam políticas efetivas de apoio às famílias em várias áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade, apoio a famílias em situação de fragilidade social e em situação de vulnerabilidade, serviços básicos, educação e formação, rede municipal de transportes, saúde e medidas de conciliação entre trabalho e família para os funcionários.

Última atualização: 14.03.2024 - 15:37 horas