Torres Vedras é um dos concelhos do país com maior número de “eco escolas”

10.07.2019

O Concelho conta com o maior número de sempre de “eco escolas”: 52.

Recorde-se que o “Eco Escolas” é um programa internacional, dinamizado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A metodologia do “Eco Escolas” é inspirada nos princípios da Agenda 21 local, consistindo em sete passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Os sete passos do “Eco Escolas” são: Conselho Eco Escola; Auditoria Ambiental; Construção de um Plano de Ação; Monitorização e Avaliação; Trabalho Curricular; Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local; e Eco Código.

Torres Vedras tem escolas a participar neste programa desde o seu início, sendo que a Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares é uma das poucas escolas do país a ser galardoada com a Bandeira Verde do “Eco Escolas” desde o ano letivo de 1996/1997.

Atualmente as seguintes entidades de ensino do Concelho hasteiam a Bandeira Verde do projeto “Eco Escolas”: Jardim de Infância Creche do Povo; Escola Básica do 1.º Ciclo de A dos Cunhados; Escola Básica do 1.º Ciclo da Azenha Velha; Escola Básica do 1.º Ciclo da Boavista; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância dos Campelos; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Carvoeira; Escola Básica do 1.º Ciclo dos Casalinhos de Alfaiata; Escola Básica do 1.º Ciclo dos Chãos; Escola Básica do 1.º Ciclo da Fonte Grada; Escola Básica 2,3 da Freiria; Escola Básica do 1.º Ciclo da Maceira; Escola Básica do 1.º Ciclo das Palhagueiras; Escola Básica do 1.º Ciclo do Paúl; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Ponte do Rol; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Runa; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de S. Pedro da Cadeira; Escola Básica do 1.º Ciclo de São Domingos de Carmões; Escola Básica 2,3 de São Gonçalo; Escola Básica do 1.º Ciclo da Serra da Vila; Escola Básica do 1.º Ciclo do Sobreiro Curvo; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Varatojo; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Ventosa; Escola Básica do 1.º Ciclo da Freiria; Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias; Escola de Serviços e Comércio do Oeste; Escola EB 2,3 do Maxial; Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares; Escola Básica do 1.º Ciclo da Coutada; Escola Básica do 1.º Ciclo da Silveira; Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 1 de Torres Vedras; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Assenta; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Maxial; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Póvoa de Penafirme; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Santa Cruz; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Barro; Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Dois Portos; Escola Internacional de Torres Vedras; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; Escola Secundária Henriques Nogueira; Externato de Penafirme; Externato O Mundo da Criança; Jardim de Infância da Boavista; Jardim de Infância da Boavista/Olheiros; Jardim de Infância da Cabeça Gorda; Jardim de Infância dos Casalinhos de Alfaiata; Jardim de Infância da Fonte Grada; Jardim de Infância do Paúl; Jardim de Infância da Ribeira de Pedrulhos; Jardim de Infância de São Domingos de Carmões; Jardim de Infância da Serra da Vila; Jardim de Infância do Sobreiro Curvo; e Jardim Escola João de Deus.

De referir ainda que os agrupamentos de escolas S. Gonçalo e Padre Vítor Melícias são atualmente “eco agrupamentos”.

Refira-se igualmente que as escolas do Concelho inscritas no Programa “Eco Escolas” contam com o apoio do Município para o desenvolvimento e concretização dos respetivos planos de ação, bem como no que respeita ao financiamento das inscrições.

Saliente-se que Torres Vedras é um dos concelhos do país com maior número de “eco escolas”.

Última atualização: 10.07.2019 - 19:42 horas