Torres Vedras

Torres Vedras está cada vez mais na “linha da frente” da sustentabilidade em Portugal

27.09.2021

Fotografia da entrega do galardão à representante do Município de Torres Vedras

Torres Vedras apresenta o segundo melhor desempenho em Portugal na área da sustentabilidade.

Esta é a conclusão da mais recente avaliação efetuada no âmbito do programa “Eco XXI”.

Os galardões atribuídos em consequência de um resultado positivo nessa avaliação - as bandeiras verdes do programa “Eco XXI” - foram entregues numa cerimónia realizada no dia 22 de setembro, em Santo Tirso.

Recorde-se que por meio do “Eco XXI”, programa promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), concelhos portugueses são submetidos anualmente a uma avaliação externa relativa à sua sustentabilidade pelos respetivos municípios. Essa avaliação levou em 2021 em linha de conta 22 indicadores, tendo Torres Vedras se destacado nos seguintes: Cidadania, governança e participação; Certificação de sistemas de gestão; Alterações climáticas; Saúde e bem-estar; Qualidade do ar e informação ao público; Valorização do papel da energia na gestão municipal; Mobilidade sustentável; e Turismo sustentável.

Torres Vedras foi este ano avaliado com um índice global de 87 no âmbito do “Eco XXI”, tendo subido uma posição no ranking deste programa.

Durante a referida cerimónia o Município recebeu ainda uma menção honrosa devido ao seu trabalho de divulgação do projeto “O Mar Começa Aqui”, o qual é promovido pela ABAE no âmbito do programa “Eco Escolas”.

Última atualização: 28.09.2021 - 16:41 horas
voltar ao topo ↑