Torres Vedras está envolvido em intercâmbio que aproxima Oeste dos Países Baixos

25.03.2022

Foto de representantes das entidades envolvidas no intercâmbio

Um memorando de entendimento envolvendo os municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Middelburg (capital da província neerlandesa da Zelândia) foi assinado hoje, dia 25 de março, no Edifício dos Paços do Concelho.

Trata-se de um documento em que os signatários assumem o objetivo de aprofundar laços de cooperação e estudar oportunidades futuras de projetos conjuntos em diversas áreas (como a educativa, a cultural, a social, a ambiental e a económica).

De referir que este intercâmbio intermunicipal que foi agora formalizado tem a sua gênese em contactos anteriormente estabelecidos entre entidades de ensino dos concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Middelburg, os quais levaram também à assinatura de um documento de compromisso entre as mesmas – um acordo de parceria -, o que aconteceu logo após a assinatura do mencionado memorando de entendimento. Esse acordo, o qual visa a partilha de boas práticas e o ensino de língua estrangeira. envolve a escola profissional SCALDA (Middelburg), a Escola de Serviços e Comércio do Oeste, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras) e o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço).

A assinar o memorando de entendimento intermunicipal esteve o presidente da Câmara Municipal de Middelburg, Harald Bergmann, que realçou a importância da realização de intercâmbios, especialmente na área da educação, para o futuro da União Europeia. O autarca neerlandês recordou ainda o trabalho de Carlos Bernardes como impulsionador do intercâmbio intermunicipal que acabara de ser formalizado.

Já a representar o Município do Sobral de Monte Agraço na cerimónia de assinatura dos referidos documentos esteve a respetiva vereadora da área da Educação, Carla Alves, que revelou na ocasião o seu orgulho pelo trabalho de intercâmbio que está a ser desenvolvido entre as entidades do seu concelho, do de Torres Vedras e do de Middelburg, tendo sublinhado a convicção de que este projeto será um sucesso.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, por seu lado, frisou a importância da cooperação, nomeadamente para a Paz entre os países e os seus povos, para o Conhecimento e para a Cidadania. A edil relevou ainda “o dever de não mobilizar apenas os jovens, mas todos os nossos munícipes” para o intercâmbio que envolve agora de modo formal os referidos municípios.

Última atualização: 28.03.2022 - 11:24 horas