Torres Vedras integra ranking em Estudo sobre impacto de Fundos Europeus

03.04.2018

Torres Vedras é o terceiro município com melhor desempenho, entre os de média dimensão na região Centro, no que se refere ao impacto de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. Esta é a conclusão de um artigo científico publicado na revista suíça Sustainability, no passado dia 21 de março.

Este foi um estudo sobre a avaliação do impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para a sustentabilidade económica e social dos municípios portugueses, entre 2000 e 2014. Torres Vedras figura, na tabela que apresenta o ranking dos municípios com melhores performances, como o terceiro com o melhor desempenho entre os de média dimensão na região Centro.

Os valores utilizados nesta avaliação foram obtidos através da aplicação “Portuguese Council Sustainability Index” (CSI) que relaciona quatro aspetos principais relativos à Sustentabilidade: Governança, Governo, Eficácia e Desenvolvimento Económico e Social + Sustentabilidade Financeira, que contêm, por sua vez, 25 subcritérios específicos.

Segundo o estudo, “ (…) O desempenho das câmaras municipais assume especial relevo numa era de enorme incerteza e complexidade económicas. Os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, criados em 1986, desempenham um papel crucial no desenvolvimento económico e social em Portugal, especialmente a nível local.”

O artigo Municipal Sustainability Infuence by European Union Investment Programs on the Portuguese Local Government resulta da avaliação de 308 municípios portugueses, no período entre 2000 e 2014, o que corresponde a dois términos de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, e nele são identificados programas da União Europeia que permitiram uma melhoria da performance e sustentabilidade do governo local.

Última atualização: 03.04.2018 - 11:31 horas