Torres Vedras

Torres Vedras integra Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro

05.12.2017

Sob proposta da Câmara Municipal de Estarreja, os Municípios de Estarreja, Figueira da Foz, Ovar, Mealhada e de Torres Vedras formalizaram no passado dia 30 de novembro, no Edifício dos Paços do Concelho de Estarreja, um memorando de entendimento que concretiza a criação da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro.

O memorando assinado tem como pressupostos a importância da cooperação intermunicipal, a relevância dos eventos para a atratividade e posicionamento dos produtos e dos territórios, o carácter único, singular e original de cada Carnaval, bem como a oportunidade para a implementação de um produto turístico integrado e para a captação de financiamentos.
Para além da criação da rede, os municípios têm como objetivos desenvolver e implementar um produto turístico integrado, qualificar a oferta turística da Região Centro e incrementar o aumento do número de visitantes, tendo sido definido um conjunto de áreas de intervenção tais como o intercâmbio de boas práticas de trabalho e de gestão.

Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras salientou que o Carnaval “apesar de às vezes ser olhado de forma menorizada, é o expoente da criatividade e um património imaterial comum a várias regiões nacionais”.

Estiveram presentes no ato de formalização os presidentes das Câmaras Municipais Diamantino Sabina (Estarreja), Salvador Malheiro (Ovar), Rui Marqueiro (Mealhada) e João Ataíde (Figueira da Foz) e a Vereadora da Cultura Ana Umbelino (Torres Vedras).