Torres Vedras

Torres Vedras integra rede internacional CityFood

03.08.2018

Torres Vedras integra rede internacional CityFood

Torres Vedras aderiu à Rede CityFood, sendo o terceiro município português a integrar esta rede internacional de governos locais. A rede, coordenada pela Fundação RUAF e pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability, tem como objetivo o desenvolvimento de uma abordagem estratégica a nível de nutrição e saúde, desenvolvimento económico, gestão de recursos e uso do solo.

No horizonte da plataforma está a partilha de conhecimento e aprendizagem entre as cidades, com vista ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis e resilientes. Desta forma, a CityFood pretende melhorar a nutrição e segurança alimentar das populações e a capacidade económica dos produtores, assim como promover empregos ambientalmente sustentáveis.

Paralelamente a estes objetivos específicos encontram-se metas internacionais como o Acordo de Paris, a Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Pacto de Milão – que conta com a adesão do Município de Torres Vedras. A Rede suporta ainda a mobilização de fundos para projetos de sistemas alimentares, fornecendo aos participantes o acesso prioritário a oportunidades de financiamento.

Ainda na última semana, o Programa de Sustentabilidade Alimentar Escolar (implementado pelo Município nos estabelecimentos pré-escolar e 1º ciclo) esteve em destaque na oficina da campanha “AlimentAÇÃO!”, que decorreu em Torres Vedras. Ali foram apresentadas algumas das apostas futuras do Programa, como o fomento do consumo de produtos biológicos, o alargamento do “Regime de Fruta Escolar” ao ensino pré-escolar e a monitorização de desperdícios.

A oficina, cujos participantes pertenciam, na sua maioria, a autarquias, terminou com uma visita técnica ao refeitório da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância da Conquinha. Sublinhe-se que o Programa de Sustentabilidade Alimentar Escolar tem sido apontado como exemplo de boas práticas e suscitado o interesse de outros Municípios e organizações relacionadas com a estratégia alimentar das cidades.