Torres Vedras na 4a reunião da Rede Europeia de “Cidades Green Leaf”

06.03.2018

A 4ª reunião da Rede Europeia de “Cidades Green Leaf” decorreu em Galway, na Irlanda. O encontro contou com a presença do município de Torres Vedras, que na ocasião passou o testemunho de coordenação e gestão da Rede à cidade irlandesa anfitriã, que assumirá a Presidência da mesma durante o ano de 2018.

A reunião teve como objetivo partilhar as melhores práticas das cidades nas áreas de gestão de resíduos urbanos, em particular recolha seletiva, compostagem e reciclagem, bem como promover visitas a unidades de tratamento de resíduos locais, a projetos de sensibilização. Avaliar a possibilidade do desenvolvimento de parcerias e projetos conjuntos, numa perspetiva de cooperação territorial futura, foi outra das linhas de trabalho desta reunião, que decorreu a 21 e 22 de fevereiro.

Torres Vedras e Mollet del Vallès (Espanha), vencedoras do prémio “Green Leaf” em 2015, Galway (Irlanda) em 2016, Leuven (Bélgica) e Vajxo (Suécia) em 2017 e Ludwigsburg (Alemanha) e Cornellà de Llobregat (Espanha), finalistas, são as cidades que compõem a Rede Europeia de “Cidades Green Leaf”.

O objetivo desta iniciativa, sob a égide da Comissão Europeia, é criar uma plataforma de comunicação para trocar experiências e partilhar as melhores práticas e modelos aplicados a projetos comuns em torno da sustentabilidade ambiental, e qualquer tipo de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Recorde-se que o “European Green Leaf” é uma competição promovida pela União Europeia destinada a cidades ou municípios com população entre 20.000 e 100.000 pessoas e que reconhece o compromisso para melhorar os resultados ambientais, com particular destaque para os esforços que geram crescimento verde e novos postos de trabalho.

Torres Vedras foi o município vencedor da primeira edição deste prémio, em 2015.

Última atualização: 14.02.2019 - 17:14 horas