Torres Vedras participou de novo na organização de encontro de Voluntariado

02.12.2019

Almada foi o concelho que este ano acolheu o Encontro Intermunicipal de Voluntariado, o qual desde 2015 congrega vários municípios, de entre os quais Torres Vedras, na sua realização.

“Saúde Mental” foi em 2019 a temática do mesmo, o qual contou com um programa diversificado que, incluindo seis workshops, procurou integrar diferentes abordagens destinadas a quem trabalha com diferentes públicos-alvo naquele domínio. A escolha do referido tema constituiu-se como um ponto de partida para uma reflexão partilhada e conjunta sobre uma realidade coletiva.

Na sessão de abertura deste V Encontro Intermunicipal de Voluntariado, que se realizou no dia 26 de novembro, a Confederação Portuguesa de Voluntariado apresentou alguns dados referentes à Saúde Mental em Portugal, tendo os municípios envolvidos na organização do mesmo (Torres Vedras, Almada e Lisboa) referido a importância do Voluntariado e das suas estruturas locais - os bancos locais de Voluntariado – pelo seu caráter preventivo, focado na promoção da Saúde.

O Encontro Intermunicipal de Voluntariado é, recorde-se, uma iniciativa que teve início em 2015, no âmbito da “Lisboa, Capital Europeia do Voluntariado”, e que pretendeu na altura contribuir para a reflexão em torno do papel dos bancos locais de Voluntariado na promoção e desenvolvimento do Voluntariado a nível local em articulação com as organizações enquadradoras de Voluntariado, procurando simultaneamente permitir a troca de experiências e boas práticas, assim como partilhar os principais constrangimentos e dificuldades que enfrentam aquelas estruturas de Voluntariado para desenvolver o seu trabalho. “O Voluntariado em Mudança”, “Inovar é Possível?” e “Jovens Voluntários: Cidadania Ativa com Futuro?” foram os temas seguintes do Encontro Intermunicipal de Voluntariado que, em 2017, relembre-se, se realizou em Torres Vedras.

Última atualização: 04.12.2019 - 12:45 horas