Torres Vedras participou no primeiro Encontro de Cidades Resilientes

19.02.2018

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras participou no 1o Encontro de Cidades Resilientes, que decorreu a 15 e 16 de fevereiro em Setúbal.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras participou no 1º Encontro de Cidades Resilientes, que decorreu a 15 e 16 de fevereiro em Setúbal.

“Da divulgação à ação!” foi o mote do Encontro dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), em que participaram responsáveis pela proteção civil de vários pontos do país.

José Oliveira, diretor nacional de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional de Proteção Civil, salientou a importância da PNRRC para a “reflexão sobre prevenção e mitigação de riscos”.

Na abertura do encontro, o responsável lançou ainda o desafio para que mais municípios adiram à plataforma nacional, que conta com cerca de três dezenas de participantes: “Existem interesses comuns e, por isso, é importante que existam mais cidades resilientes, com vista a dar mais força a este ímpeto de âmbito internacional.”

“Riscos e Vulnerabilidades: investimentos a efetuar e problemas a ultrapassar” e “Capacidade de Resposta, gestão de emergência e processo de reconstrução: modelos a seguir” foram alguns dos temas abordados no workshop que decorreu no âmbito da iniciativa.

Torres Vedras foi um dos primeiros municípios portugueses a aderir à Campanha Internacional das Cidades Resilientes, da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres – UNISDR, em fevereiro de 2014.

Última atualização: 13.02.2019 - 18:10 horas