Torres Vedras participou no Seminário “Iluminação Pública – Cadastro Municipal”

01.04.2014

A necessidade de um conhecimento profundo do estado atual da rede de iluminação pública do concelho de Sintra foi o mote para a realização do Seminário "Iluminação Pública - Cadastro Municipal", onde Torres Vedras esteve presente, face à importância e atualidade do tema respetivo.

Foi uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Sintra e da Agência Municipal de Energia de Sintra, que se realizou no passado dia 28 de março, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O crescimento demográfico verificado nas últimas décadas exige o desenvolvimento de uma rede de iluminação pública adequada, com vista a uma considerável melhoria da imagem territorial, incrementando o turismo, comércio e lazer e a segurança, sempre tendo em conta o uso eficiente e racional de energia elétrica.

É neste contexto que surge a necessidade de ter um conhecimento profundo do estado atual da rede de iluminação pública (IP).

A Câmara Municipal de Sintra está a elaborar o seu Cadastro Municipal de IP, procedendo ao levantamento de informação da totalidade das luminárias existentes no respetivo território e desenhando um sistema de informação geográfica que possibilite a análise espacial da informação, por meio de uma base de dados.

Com recurso à tecnologia SIG é possível, de forma intuitiva, ter acesso rápido a informação como: quantidade de luminárias, estado de conservação, classe de alturas, modelo, potência, lâmpada, mapas, identificação do PT e circuito.

Com este seminário pretendeu-se mostrar ao público em geral e aos municípios em particular o "Guia de Boas Práticas" para a elaboração de um Cadastro Municipal de IP, documento elaborado pelo Centro Português de Iluminação, bem como o caso de estudo de Sintra.

De salientar que Torres Vedras ampliou recentemente em parceria com a EDP a rede de IP, em Santa Cruz, com tecnologia led.

Última atualização: 04.05.2020 - 16:44 horas