Torres Vedras propõe fundos de apoio a Moçambique e França

17.04.2019

Fotografia aérea das inundações em Búzi, no sul da província de Sofala, em Moçambique. Créditos: Reuters / S. Sibeko.

A Câmara Municipal de Torres Vedras propôs a criação de dois fundos de apoio internacional. Em causa está a reconstrução da cidade de Beira, capital da província moçambicana de Sofala, e da Catedral de Notre-Dame de Paris, em França. As iniciativas pretendem juntar o apoio dos municípios portugueses, que poderão contribuir até ao dia 31 de dezembro.

A proposta aponta para que os valores entregues sejam de cinco mil euros, no caso de municípios que têm entre cinco e 20 mil habitantes, dez mil euros, no caso de municípios que têm entre 20 e 100 mil habitantes, e 15 mil euros, no caso de municípios que têm mais de 100 mil habitantes. Sublinhe-se que, em ambos os casos, deverá ser a Associação Nacional de Municípios Portugueses a definir os valores adequados a disponibilizar.

“Fundo Municipal H2O 5.10.15 Portugal-Província de Sofala, Moçambique” é a iniciativa que pretende apoiar a reposição e ampliação dos sistemas de abastecimento de água daquela cidade de Moçambique, que foi devastada pelo ciclone Idai no passado mês de março.

O fundo deverá ser gerido pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses. Além destas entidades, a proposta foi, ainda, remetida ao primeiro-Ministro, ao Presidente da República e ao presidente da Assembleia da República.

O montante angariado será entregue ao Governador da Província de Sofala até ao final de janeiro de 2020.

Ao assinar a proposta de criação do fundo, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, sublinha que tem vindo a manter contactos com a comunidade torriense em Moçambique, assim como com as autoridades locais moçambicanas.

Já a proposta em torno do “Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame” pretende apoiar a reconstrução da catedral francesa, que foi assolada por um incêndio esta segunda-feira. A proposta de criação do fundo foi remetida à Ministra da Cultura, assim como ao primeiro-Ministro, ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Neste caso, o fundo deverá ser gerido pelo Ministério da Cultura e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Além da mobilização nacional, pretende-se que a iniciativa de apoio à catedral gaulesa seja difundida junto de todos os estados-membro da União Europeia. O valor angariado deverá ser entregue ao Governo Francês no dia 2 de janeiro de 2020.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Torres Vedras recorda a sua “história relação com França”, destacando a época das invasões francesas, mas também as relações de geminação com a cidade de Villenave d’Ornon.

[Fotografia: Reuters / S. Sibeko]

Publicado: 17.04.2019 - 18:10 horas