Torres Vedras recebeu a Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres

22.10.2020

Fotografai da sessão comemorativa

A Sessão Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres realizou-se no dia 20 de outubro, no auditório do Centro Pastoral, em Torres Vedras. A cerimónia, organizada pela associação Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), teve como objetivo assinalar o dia dedicado a este monumento nacional.

A abertura da sessão ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que enalteceu o trabalho da associação para potenciar as Linhas de Torres Vedras enquanto produto turístico de excelência e sustentável. O autarca deixou ainda um agradecimento especial aos municípios que compõem a RHLT pelo facto de o território estar, ao dia de hoje, equipado com um conjunto de centros de interpretação que são fundamentais no acolhimento de turistas e visitantes.

De seguida, foram exibidas micro-metragens do concurso “Invade!”, uma iniciativa da RHLT que teve como intuito estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual, através da produção de micro-metragens sobre o tema “Invasões”. O vencedor, anunciado na ocasião, foi o filme “Reverse Evolution”, de César Santos.

O presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, José Alberto Quintino, também dirigiu algumas palavras aos presentes, relembrando que, apesar das circunstâncias, este dia não podia deixar de ser comemorado.

O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado em 2014, com o objetivo de homenagear a memória e resistência do povo português, durante a terceira Invasão Francesa. A escolha do dia 20 de outubro tem um caráter simbólico, por ter sido nesse dia, em 1809, que o Lord Wellington redigiu o memorando no qual expôs a sua estratégia de defesa da cidade de Lisboa, ordenando a construção das Linhas de Torres Vedras.

A cerimónia terminou com um concerto, da autoria da Associação AREPO – Ópera e Artes Contemporâneas, protagonizado por um ensemble composto por músicos dos vários municípios que integram a associação.

A RHLT tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do território, através da salvaguarda, conservação e valorização do património das Linhas de Torres Vedras e da sua promoção enquanto produto turístico e cultural. A associação integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Recentemente a RHLT manifestou a sua intenção de apresentar a candidatura das Linhas de Torres Vedras a Património Mundial da UNESCO.

Última atualização: 22.10.2020 - 19:16 horas