Torrienses mortos na Guerra do Ultramar foram homenageados

10.06.2002

O Monumento aos torrienses mortos na Guerra do Ultramar foi inaugurado no passado dia 8 de Junho em Torres Vedras. A cerimónia que foi presidida pelo Ministro da Defesa, Dr. Paulo Portas, contou ainda com a presença de representantes dos três ramos das Forças Armadas, Liga dos Antigos Combatentes, Associação de Deficientes das Forças Armadas e Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra. Segundo as palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal, Dr. Jacinto Leandro, na ocasião, esta foi a justa, embora tardia, homenagem da autarquia à memória de todos os cidadãos do concelho de Torres Vedras que deram a sua vida ao serviço da Pátria, entre 1961 e 1974, no conflito armado que opôs então Portugal aos movimentos de libertação das suas  ex-colónias. O Monumento, situado na Praça da Liberdade, não deverá, no entanto «traduzir uma marca de saudosismo, mas constituir sim, uma referência cultural para a Sociedade actual, referência essa devidamente entrosada e sem rejeição, antes pelo contrário, dos valores de Abril», sublinhou ainda o Presidente da Câmara na sua intervenção. Recorde-se que esta iniciativa foi resultado do trabalho realizado por uma Comissão Executiva criada para o efeito no âmbito da Assembleia Municipal. No monumento, projectado pelo arquitecto José Núncio, estão inscritos os nomes de 53 torrienses mortos durante o período da Guerra Colonial.

Última atualização: 06.04.2018 - 11:09 horas