Turmas do Concelho envolvidas no projeto “Oeste + Ciência” reuniram-se em evento

01.07.2022

Imagem do grupo participante no Congresso Municipal

Um Congresso Municipal relativo ao projeto “Oeste + Ciência” realizou-se no dia 21 de junho, no Edifício dos Paços do Concelho.

De referir que este projeto, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, insere-se na estratégia educativa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – “Aluno ao Centro”, o qual prevê o apoio a iniciativas que promovam a criatividade, a aprendizagem experimental e uma progressiva aproximação da escola ao seu meio envolvente. Sendo a região Oeste um território rico em recursos, o “Oeste + Ciência” pretende promover o contato entre os alunos e a Natureza, fomentando o gosto e o interesse pela ciência e pelo método científico.

Na edição de 2021/2022 do “Oeste + Ciência” participaram, do Concelho, cinco turmas do 1.º ciclo do ensino básico (três da Escola Básica e Jardim de Infância da Conquinha, uma da Escola Básica da Orjariça/projeto “Farol” e uma da Escola Básica da Ventosa), as quais desenvolveram e apresentaram projetos abordando as seguintes temáticas:

- "Será que os animais "feios" são importantes para o equilíbrio ambiental?”

- “Todo o lixo que produzimos prejudica os oceanos da mesma maneira?"

- "O aquecimento global tem impacto nos oceanos?"

- "Há vida na zona entremarés?"

No referido evento, aquelas turmas (num total de cerca de 110 crianças) avaliaram os projetos elaborados durante o ano letivo no Concelho no âmbito do “Oeste + Ciência”, tendo, desses, sido selecionado o da Escola Básica da Orjariça (que tem como temática "Será que os animais "feios" são importantes para o equilíbrio ambiental?”) para representar o Município no Congresso Intermunicipal “Oeste + Ciência”, que se realizará no dia 12 de julho, nas Caldas da Rainha.

Última atualização: 04.07.2022 - 12:35 horas