Um ano depois ... ministro da Agricultura numa visita especial aos horticultores

22.12.2010

As visitas são agora sinónimo de satisfação

O ministro da Agricultura, António Serrano, visitou hoje alguns horticultores do concelho de Torres Vedras. Um ano após a intempérie que assolou a região Oeste, ministro e horticultores voltaram a reunir-se mas desta vez como forma de celebração.

Com a visita ao Agrupamento de Produtores "Primores do Oeste", onde o ministro conheceu pormenores da produção inovadora de alface em hidroponia; à exploração agrícola "Texugos", também esta destruída pela intempérie da madrugada de 23 Dezembro; e após ter participado num leilão de produtos hortícolas na empresa "Carmo e Silvério", António Serrano manifestou total satisfação pelo trabalho desenvolvido neste ano que agora encerra.

Já na sede da Junta de Freguesia de A dos Cunhados, os presentes assistiram a uma projecção de fotografias registadas aquando da intempérie e fotografias, das mesmas explorações, actualmente, sendo possível verificar a eficaz capacidade de resposta à catástrofe.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, salientou que "há um sorriso depois da tempestade" e que todas as entidades envolvidas no esforço de recuperação (desde o Governo Civil de Lisboa, passando pela câmara municipal, instituições de créditos, entre outras) trabalharam muito bem em equipa, articulando muito bem os seus esforços. Mas este facto ficou a dever-se, sobretudo, à existência de uma forte liderança, espelhada na pessoa do ministro da Agricultura, a quem o edil agradeceu toda a disponibilidade e empenho pessoal.
Carlos Miguel referiu que todas as explorações agrícolas visitadas foram reconstruídas e houve a felicidade de terem apresentado uma boa produção agrícola, o que só foi possível devido à grande força de vontade dos horticultores em seguir em frente, crescendo e inovando. Em jeito de desafio, acrescentou ainda a importância da implementação de centros de estudo universitário na nossa região, associando-se a produção à investigação, um desejo partilhado por horticultores do Oeste como forma de garantir uma maior produtividade.
O presidente da câmara municipal terminou a sua intervenção com o reconhecido agradecimento a António Serrano e atribuiu-lhe a Medalha da Cidade de Torres vedras, momento aplaudido de pé por todos os presentes.

No seu discurso, o ministro da Agricultura mencionou a espantosa recuperação que teve a felicidade de testemunhar, já que cerca de 90 % das infra-estruturas afectadas no dia 23 de Dezembro de 2009 já se encontram em produção. Salientou que no ano passado "partilhámos lágrimas numa época natalícia que deveria ser de esperança. Este ano, celebramos a vitória do trabalho e do estabelecimento de uma relação de confiança." António Serrano falou também do carácter fortemente empreendedor desta região, a energia positiva que se sente, o "sangue novo" que há neste sector e a vontade de trabalhar e inovar: "Torres Vedras pode ser apresentado como um showroom de boas práticas para o país".

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas