Uma dezena de espaços religiosos estão abertos regularmente no Concelho graças ao “ISA”

07.04.2022

Imagem do interior da Ermida de Nossa Senhora da Purificação

Mais um espaço religioso está aberto ao público graças à vertente de Património do projeto “ISA - Idosos Saudáveis e Ativos”.

Trata-se da Ermida de Nossa Senhora da Purificação, situada no Sirol (localidade pertencente à União das Freguesias de Dois Portos e Runa), um templo católico construído no século XVIII, projetado por Mateus Vicente de Oliveira (arquiteto que também projetou a Basílica da Estrela), com arquitetura barroca e rococó, de grande riqueza ornamental, o qual integra o referido projeto desde o passado dia 1 de abril.

Recorde-se que a vertente de Património do projeto “ISA” consiste na abertura ao público de monumentos religiosos existentes no Concelho que se encontravam normalmente encerrados, o que é assegurado por pessoas reformadas com idade a partir de 55 anos, a residir no Concelho, e devidamente formadas para o efeito.

De referir a este propósito que os seniores participantes na vertente de Património do “ISA” receberam no dia 14 de março uma formação, a qual visou prepará-los para as funções que estão atualmente a desempenhar no âmbito deste projeto, tendo essa formação contado com a colaboração das forças de segurança (Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana) e da Associação para a Defesa do Património Cultural de Torres Vedras.

No âmbito do “ISA” estão também atualmente abertas ao público, de 3.ª feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00, a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Igreja de S. Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Ermida de Nossa Senhora do Ameal, a Igreja de Santiago (Torres Vedras), a Igreja de Santa Maria Madalena (Turcifal), a capela de Santa Helena (Santa Cruz) e a igreja do convento do Varatojo.

A vertente de Património do projeto “ISA” é promovida pela Câmara Municipal, sendo que a mesma conta atualmente com a parceria das paróquias e das juntas de freguesia dos locais onde decorre, da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras, da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, da Associação de Santa Helena e do Convento do Varatojo.

Última atualização: 21.04.2022 - 10:58 horas