Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira

Alçados principais poente e nascente da Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira.

Mais informação sobre o Plano de Recuperação e Resiliência em recuperarportugal.gov.pt

• Designação do projeto: Requalificação UCSP Torres Vedras - Polo São Pedro da Cadeira
  • Beneficiário final: Município de Torres Vedras
  • Beneficiário Intermediário: Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.)
  • Objetivo principal: requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais
  • Investimento total: 638.829,85 €
  • Montante financiado PRR: 638.829,85 €

A futura Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira irá localizar-se no antigo edifício do Jardim de Infância da localidade. O edifício, que conta com dois pisos (piso 0 e piso -1 em semicave), está neste momento a ser requalificado para receber aquele equipamento.

Esta unidade terá capacidade para 5.250 utentes e irá assegurar a prestação de cuidados de saúde primários na freguesia de São Pedro da Cadeira que, neste momento, é servida pela extensão de saúde localizada no edifício adjacente à Junta de Freguesia.

A entrada principal, destinada a utentes e funcionários, irá situar-se na fachada poente, sendo acessível através de um arruamento lateral ao edifício da Junta de Freguesia.

O acesso ao edifício é feito através de uma antecâmara. Segue-se a área de receção com o ponto de segurança, o distribuidor de senhas e um balcão com dois postos de atendimento. A área de receção e espera caracteriza-se por ser bastante “transparente” e comunicativa com o exterior.

Desta forma, a área de atendimento estará junto à entrada dos utentes, enquanto as áreas de serviço e apoio irão situar-se no piso inferior.

A configuração desta nova Unidade de Saúde tem em conta o máximo conforto dos utentes e dos funcionários, promovendo trajetos curtos e diretos. Assim, os utentes apenas terão de percorrer percursos planos e horizontais, sempre no piso térreo.

À sala de espera, seguem-se duas salas de tratamento. Após estas duas salas, encontram-se sete gabinetes de consulta e enfermagem, assim como um gabinete de isolamento com acesso pelo exterior. Um dos gabinetes terá uma área superior aos restantes, destinando-se à Saúde da Mulher.

O piso inferior irá contar com uma entrada dedicada, depósitos de material administrativo e material clínico e terapêutico, depósito de material de limpeza, vestiários, sala de colheitas e sala de internos. Note-se que será instalada uma plataforma elevatória que facilitará os abastecimentos das salas.

Este piso irá contar, ainda, com uma sala de movimentos, que levará à ampliação do edifício em 14,10 m2. Esta sala poderá estender a sua atividade ao pátio exterior.

O acesso de serviço à Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira será localizado a nascente, nas traseiras do edifício, garantindo que não existirão cruzamentos entre utentes, abastecimentos e saída de resíduos.

Objetivos

A requalificação desta unidade integra‐se no objetivo de modernização e consolidação dos serviços de saúde de proximidade e, simultaneamente, no de reduzir as desigualdades ao nível da capacidade assistencial na rede pública de cuidados primários de saúde, contribuindo ainda para:

• Qualificar as instalações e os equipamentos dos centros de saúde;
  • Assegurar condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais;
  • Adaptar as instalações e equipamentos dos centros de saúde aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde;
  • Corrigir assimetrias regionais e locais.

Outros projetos financiados por PRR:

Última atualização: 04.03.2024 - 09:53 horas