Torres Vedras

Vale da Capucha

28.02.2018

A Vale da Capucha é uma empresa torriense que persegue a excelência na área dos vinhos e do enoturismo.

Herdeira de quatro gerações de produtores/armazenistas da região que laboravam desde 1858, e como Casa Agrícola José dos Santos Bernardes a partir dos anos 20, a Vale da Capucha iniciou a sua atividade vitivinícola em 2006 na Quinta de S. José, no Carvalhal.

O início dessa atividade deu-se com o arranque das vinhas de castas ubíquas e correntes na região mas sem interesse vinícola e a instalação maioritária de castas brancas portuguesas (como Arinto, Fernão Pires, Alvarinho, Gouveio, Viosinho e Antão Vaz, esta última de forma pioneira na Região de Lisboa), apostando assim na produção de vinhos brancos expressivos do terroir marítimo presente na Quinta de S. José. Solos fossilíferos kimmeridgianos, oriundos de fundo oceânico do Jurássico, o clima ameno da região e uma enologia residual, apenas de controlo fermentativo, são o suporte agrícola que influencia e diferencia os vinhos produzidos pela Vale da Capucha.

 

A empresa enveredou em 2012 pela conversão em Modo de Produção Biológico, tendo o respetivo processo de certificação sido concluído com sucesso em 2015.

Mais de 90% da sua produção é exportada para os exigentes mercados de Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Polónia, Espanha, França, Itália, Irlanda, Geórgia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Rússia e Japão. A restauração, os “wine bars” e as garrafeiras são os locais onde os vinhos da Vale da Capucha podem ser provados e adquiridos.

Outra vertente da atividade desta empresa é o enoturismo, sendo nesse âmbito proporcionado ao público visitas guiadas temáticas, provas de vinhos e formação básica em Modo de Produção Biológico. Também nesta vertente o mercado externo é o principal cliente. Um pequeno acervo dos animais domésticos da referida quinta, uma horta biológica e os trabalhos aí realizados são motivo da intervenção e curiosidade de turmas escolares que a visitam.

Os vinhos da Vale da Capucha têm constado em várias publicações internacionais da especialidade, tendo recentemente o Vale da Capucha Arinto 2015 (Vinho DOC Torres Vedras Biológico) sido referido no livro “Wine Revolution – The World’s Best Organic, Biodynamic & Natural Wines”, da autoria da wine writer Jane Anson MW, como um dos melhores vinhos biológicos e biodinâmicos de todo o mundo na categoria "Rich & Round Whites".

Em 2017 a empresa adquiriu uma nova propriedade com 36ha que se juntaram aos 13ha da Quinta de São José. O consequente aumento da produção da mesma vai satisfazer a crescente demanda proveniente dos mercados parceiros.

“Produzir vinhos naturais de perfil singular, contribuir para a sustentabilidade ambiental do espaço agrícola e desse modo projetar no futuro uma estratégia equilibrada”, é a ambição da empresa que, “certamente ajudará a elevar a imagem dos Vinhos Atlânticos de Lisboa e em particular dos DO Torres Vedras”.

 

 

 

B.I. DA EMPRESA

 

Nome: Vale da Capucha – Agricultura e Turismo Rural, Lda

Localização: Quinta de S. José – Carvalhal 2565-781

Fundação: 2009

Área de atividade: produção vitivinícola e enoturismo

Contactos: 261 952 577 / info@valedacapucha.com