Viagens às Linhas de Torres

28.06.2004

O Museu Municipal de Torres Vedras - Leonel Trindade organizou nos dias 12, 19 e 26 de Junho visitas guiadas ao núcleo museológico da Guerra Peninsular e ao Forte de S. Vicente, com o objectivo de divulgar aquele que é considerado um dos maiores e mais notáveis sistemas de fortificações de toda a História Militar: as Linhas de Torres Vedras.
Realce-se que as visitas ao Forte de S. Vicente inseridas nesta iniciativa denominada "Viagem às Linhas de Torres" foram feitas em comboio turístico.
Construídas entre 1809 e 1812 por cerca de 150 mil camponeses recrutados numa área circundante de 64km, as Linhas de Torres foram, recorde-se, decisivas para a derrota do exército francês comandado pelo General Massena em 1810 e o fim das invasões napoleónicas a Portugal.
De referir ainda que entre os dias 15 e 17 de Junho cerca de duzentos e cinquenta soldados recrutas da Escola Prática de Infantaria de Mafra levaram a cabo, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal, uma acção de limpeza e desmatação na encosta do Forte de S. Vicente.

Última atualização: 21.01.2014 - 16:03 horas