Vinhos torrienses podem agora utilizar a designação de "vinhos atlânticos"

05.07.2017

Os vinhos de Torres Vedras e do litoral do país passam a poder utilizar a designação de “vinhos atlânticos”.

A Câmara Municipal congratula-se com esta decisão tomada pelo Instituto da Vinha e do Vinho.

De facto, esta nova possibilidade reveste-se do maior interesse na comunicação do perfil dos vinhos do concelho e do seu território geológico e climático.

Utilizando o texto de um comunicado da empresa torriense de vinhos Vale da Capucha a propósito desta decisão: “Marcamos assim um terreno que nos pertence naturalmente há milénios e que faz de nós usufrutuários e divulgadores de uma característica edafoclimática única no panorama internacional do comércio de vinhos e do enoturismo.

Expressão essa que deve ser utilizada por todos os que fazem refletir nos seus vinhos, não a expressão das castas plantadas, mas sim a expressão do terroir existente e da viticultura de castas com baixas produções e mínima intervenção enológica na adega.

A expressão “Vinhos Atlânticos”, que poderá ser utilizada na rotulagem dos vinhos de Torres Vedras, constituirá um argumento ponderoso, válido e credível na divulgação turística do concelho e também facilitadora do sucesso dos vinhos da região no exterior”.

Última atualização: 21.02.2019 - 18:05 horas