Worms acolhe evento da parceria "RENERGY"

14.10.2013

A Câmara Municipal participa a convite da INTELI no projeto europeu de cooperação inter-regional, designado RENERGY, que tem por objetivo melhorar a eficácia das políticas regionais/locais de energia, através da adoção de estratégias capazes de mudar as atitudes na União Europeia e potenciar novas oportunidades de negócio e empregos. O projeto tem a duração de 3 anos, e tem como objetivo o desenvolvimento da Estratégia para a Energia de Torres Vedras.

Neste âmbito, a cidade de Worms (Alemanha) recebeu, nos passados dias 10 e 11 de outubro, os parceiros do projeto RENERGY, num evento que teve como principais objetivos apresentar os trabalhos desenvolvidos no último semestre e discutir os próximos deliverables do projeto.

Durante o primeiro dia, coube aos líderes dos três grupos temáticos (Politicas, Mercado, Comunidade) a apresentação das boas práticas visitadas e a discussão do respetivo potencial de transferibilidade para os diversos territórios abrangidos pelo RENERGY. Ao longo dos últimos meses, a parceria teve, com efeito, oportunidade de conhecer in loco uma série de projetos/iniciativas de promoção das fontes de energia renovável e do uso eficiente da energia, que foram ou estão a ser desenvolvidos em algumas das cidades ou regiões que integram este projeto europeu. As intervenções dos parceiros focaram-se nas vantagens e desvantagens da adaptação dos projetos ao seu contexto e caraterísticas endógenas, tendo em conta os contributos fornecidos pelos principais atores locais/regionais ao longo dos Energy Lab já realizados.

A INTELI teve ainda oportunidade de apresentar aos diversos parceiros o projeto RE-GREEN. Em desenvolvimento desde 2012 por um grupo de cidades e entidades europeias liderado pela INTELI, este projeto visa promover a transição para as "cidades/regiões verdes". A parceria tem centrado o seu trabalhado nas políticas e medidas de eficiência energética associadas ao setor da construção, abrangendo a reabilitação e a construção nova de edifícios públicos e privados.

No segundo dia discutiram-se as questões relacionadas com a gestão do projeto e o planeamento das próximas tarefas. Foi dado especial ênfase à definição da estratégia a desenvolver pelos territórios, com vista à implementação de medidas concretas de promoção do uso sustentável da energia enquanto fator de diferenciação competitiva no seu contexto regional e/ou nacional. Nesse sentido foi apresentado e discutido um modelo de Plano Local de Implementação que auxiliará os parceiros na definição, estruturação e apresentação da sua estratégia local/regional. A metodologia de suporte ao desenvolvimento deste plano reforça a importância do envolvimento dos stakeholders locais/regionais.

No decorrer deste encontro a Câmara Municipal teve a oportunidade de dar a conhecer o recém-inaugurado Centro de Educação Ambiental.

Última atualização: 07.05.2020 - 15:14 horas