Torres Vedras

Ecovias

Conteúdos desta página:

  1. Eco-Caminho do Sizandro
  2. Eco-Caminho da Serra do Socorro

Eco-Caminho do Sizandro

Torres Vedras – Foz do Sizandro – Santa Cruz

Extensão máxima: 21,3 km (Torres Vedras – Santa Cruz)
Grau de dificuldade: médio/baixo

O Eco Caminho do Sizandro está devidamente sinalizado. Contudo, aconselha-se a orientação através da consulta do folheto ou por equipamento GPS.

Torres Vedras - Foz

Em cerca de 19 quilómetros, esta Ecopista liga o Parque Regional de Exposições à Foz do Rio Sizandro. Utiliza, na sua maioria, amplos estradões bem compactados e com pouco desnível.

O percurso - que pode ser feito tanto a pé como de BTT - dispõe de alguns locais de descanso e atravessa as localidades de Ribeira de Pedrulhos, Ponte do Rol, Bordinheira e Aranha, que dispõem de cafés e outros estabelecimentos de apoio.

Torres Vedras - Santa Cruz

Até ao quilómetro 16, o percurso é coincidente com o troço que termina na Foz. Depois da derivação, o caminho continua a subir ligeiramente em direção à localidade da Praia Azul.

Até Santa Cruz, o Eco Caminho percorre o topo das arribas, passando pelo Alto da Vela, terminando junto à Praia Formosa, após 21,3 km.

Um pouco antes, junto ao acesso à Praia das Amoeiras, existe o troço de acesso à Ciclovia que une Santa Cruz a Porto Novo.

Atenção

  • Circule com precaução. O Eco-Caminho do Sizandro não está vedado ao trânsito.
  • Cumpra as regras de trânsito para peões e bicicletas.
  • Respeite a propriedade privada.
  • Não tire nada a não ser fotos.
  • Não deixe nada a não ser pegadas.

Eco-Caminho da Serra do Socorro

A construção do Eco-Caminho da Serra do Socorro resultou da limpeza e alargamento de um acesso já existente, levado a cabo de forma a melhorar as condições de combate a incêndios naquela zona do Concelho.

Com aproximadamente 5,7 km, este Eco-Caminho passa por diversos pontos de referência como a Quinta do Manjapão, a Capela da Cadriceira e a nascente de água da Serra do Socorro. No âmbito desta intervenção foram ainda instalados três observatórios de aves e construído um Parque de Merendas.

Mais informações na página da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.


voltar ao topo ↑