Torres Vedras

Percursos Pedestres

Conteúdos desta página:

  1. Enquadramento
  2. Métodos de orientação
  3. Rota do Vinho e da Vinha
  4. Rota do Atlântico
  5. Rota das Lapas
  6. Rota do Castro do Zambujal
  7. Rota do Vento
  8. Rota da Luz
  9. Rota das Quintas
  10. Rota dos Moinhos
  11. Rota dos Encantos
  12. Rota da Água
  13. Rota do Morango
  14. Rota do Pão e do Barro
  15. Grande Rota das Linhas de Torres
  16. Grande Rota Caminho do Atlântico
  17. Free Trail Socorro e Archeira

Enquadramento

Torres Vedras conta com 12 percursos de pequena rota e com os troços da Rota do Atlântico (GR11) e da Rota das Linhas de Torres (GR30).

Cada percurso é único nas suas características e pode ser percorrido tanto a pé como de bicicleta todo-o-terreno (BTT).

Além do traçado principal, na maioria dos percursos existem variantes que podem tornar o passeio mais acessível. Alguns têm troços comuns, o que sugere uma combinação de dois ou mais percursos. As possibilidades são muitas.

Colabore na manutenção dos percursos, identificando e reportando algum problema através do serviço Alerta TVedras, selecionando a categoria “Caminhos, Estradas e Vias” e a subcategoria “Percursos Pedestres e Cicláveis”.


Métodos de orientação

Sinalização no terreno

Encontram-se painéis informativos nos pontos iniciais e finais, assim como sinalização internacional para percursos pedestres. Tendo em conta a possibilidade de vandalismo - como o desaparecimento dos sinais - sugere-se veementemente a combinação deste método com os seguintes.

Folheto desdobrável

O folheto contém o mapa do percurso e indicações úteis. Faça o download na página de cada percurso ou solicite o desdobrável nos Postos de Turismo, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e estabelecimentos comerciais nas imediações dos pontos iniciais e finais.

GPS

Na página de cada percurso estão disponíveis os links para as plataformas ALLTRAILS e WIKILOC onde é possível obter o traçado dos percursos nos diversos formatos, de modo a viabilizar a navegação em dispositivos GPS ou através das respetivas aplicações para smartphone.


Rota do Vinho e da Vinha

Rota do Vinho e da Vinha

A Pequena Rota (PR) 1 - Rota do Vinho e da Vinha proporciona um passeio onde é possível apreciar paisagens de rara beleza, bem como edifícios e casarios com um carácter rústico, envoltos por arvoredos, matas seculares e agradáveis jardins.

Consulte as características do percurso PR 1 - Rota do Vinho e da Vinha.


Rota do Atlântico

Rota do Atlântico

A PR 2 - Rota do Atlântico consiste num percurso linear que permite desfrutar de lugares magníficos, quer do espaço urbano, quer das praias que se perdem de vista e acompanham todo o percurso.

Consulte as características do percurso PR 2 - Rota do Atlântico.


Rota das Lapas

Rota das Lapas

A PR 3 - Rota das Lapas é um percurso circular de 16 km que tem início na localidade de Matacães. O percurso tem como principal ponto de interesse a Quinta das Lapas, uma das mais belas quintas da região.

Consulte as características do percurso PR 3 - Rota das Lapas.


Rota do Castro do Zambujal

Fotografia aérea do Castro do Zambujal.

A PR 4 - Rota do Castro do Zambujal é um percurso circular com 13 km, que inclui uma derivação, desenvolvendo-se nos arredores de Torres Vedras e tendo como principal ponto de interesse o sítio arqueológico que lhe dá nome.

Consulte as características do percurso PR 4 - Rota do Castro do Zambujal.


Rota do Vento

Rota do Vento

A PR 5 - Rota do Vento é um percurso circular com um total de 14 km, englobando uma derivação, com cerca de 8 km. O início do percurso encontra-se no jardim central em frente à Igreja Matriz de São Lucas, em Freiria. A partir deste local os pedestrianistas podem optar por fazer o percurso total em direção a Chãos ou em direção às serras da Romã e do Romeirão.

Consulte as características do percurso PR 5 - Rota do Vento.


Rota da Luz

 Rota da Luz

O percurso da PR 6 - Rota da Luz localiza-se no concelho de Torres Vedras e percorre na totalidade uma das suas freguesias, a União das Freguesias de Carvoeira e Carmões, a qual espelha a magnitude da importância vinícola através das suas encostas viçosas repletas do néctar de Baco.

Consulte as características do percurso PR 6 - Rota da Luz.


Rota das Quintas

Rota das Quintas

O percurso da PR 7 - Rota das Quintas tem início e término em Carmões, passando por áreas essencialmente rurais, com particular destaque para as vinhas que ali predominam.

Consulte as características do percurso PR 7 - Rota das Quintas.


Rota dos Moinhos

Rota dos Moinhos

O percurso da PR 8 - Rota dos Moinhos tem início junto aos antigos armazéns da Macieira, no Maxial. Florestas e campos agrícolas enquadram este percurso pedestre no qual, em locais mais elevados, pode avistar-se a Serra de Montejunto e, em dias límpidos, o mar.

Consulte as características do percurso PR 8 - Rota dos Moinhos.


Rota dos Encantos

Rota dos Encantos

O percurso da PR 9 - Rota dos Encantos tem início junto à Igreja Matriz do Turcifal e proporciona aos pedestrianistas a beleza urbana desta vila, bem como da ruralidade que a envolve. Percorrendo a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira é possível alcançar o topo da Serra do Socorro, local que foi o principal ponto de observação das Linhas de Torres Vedras e onde se situa a centenária Ermida de Nossa Senhora do Socorro. Daqui é possível observar desde o mar à lezíria ribatejana.

Consulte as características do percurso PR 9 - Rota dos Encantos.


Rota da Água

Rota da Água

Com ponto de partida e de chegada junto ao Rio Sizandro, no Parque Verde da Ponte, a Rota da Água convida à visita de vários locais relacionados com este bem essencial para a vida humana e para as comunidades. Ao longo do percurso poderá visitar bicas, fontes, lavadouros, poços públicos, bem como o poço árabe de Gibraltar e as minas e reservatórios de água no Casal da Serra.

Consulte as características do percurso PR 10 - Rota da Água.


Rota do Morango

Rota do Morango

A PR 11 - Rota do Morango consiste num percurso pedestre com uma extensão de 19 km que oferece duas alternativas (de 11 e 10 km). Como o seu nome indica, está associado à divulgação da cultura do morango, uma cultura agrícola bastante disseminada na freguesia de Ramalhal.

Consulte as características do percurso PR 11 - Rota do Morango.


Rota do Pão e do Barro

Rota do Pão e do Barro

A PR 12 - Rota do Pão e do Barro une os dois principais núcleos urbanos da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, passando por locais como o Museu Etnográfico dos Campelos, o moinho desta localidade, a Lagoa do Falcão, a estação ferroviária de Outeiro da Cabeça e as instalações do complexo industrial cerâmico da zona. O percurso apresenta duas rotas que se podem fazer em separado ou em conjunto e mostra o que distingue esta freguesia: o pão, reconhecido em Campelos, e o barro, reconhecido em Outeiro da Cabeça.

Consulte as características do percurso PR 12 - Rota do Pão e do Barro.


Grande Rota das Linhas de Torres

Grande Rota das Linhas de Torres

O troço da Grande Rota das Linhas de Torres que se encontra no concelho de Torres Vedras tem uma extensão de 112 quilómetros, é formado por dois troços circulares e permite conhecer as principais edificações deste sistema defensivo situadas no Concelho, assim como recursos naturais e culturais do mesmo.

Consulte as características deste troço da Grande Rota das Linhas de Torres.


Grande Rota Caminho do Atlântico - Rede Natura do Oeste

Grande Rota Caminho do Atlântico

Este troço da Grande Rota Caminho do Atlântico desenvolve-se ao longo de toda a costa do concelho de Torres Vedras. Encontra-se inserida na Grande Rota Europeia E9, que se inicia em São Petersburgo (na Rússia) e termina no Cabo de São Vicente.

Consulte as características deste troço da Grande Rota Caminho do Atlântico - Rede Natura do Oeste.


Free Trail Socorro e Archeira

Imagem do Free Trail Socorro e Archeira.

O Free Trail Socorro e Archeira é um percurso sinalizado com características técnicas de elevada dificuldade, que percorre os trilhos de trail running mais emblemáticos da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

Consulte as características do percurso Free Trail Socorro e Archeira


voltar ao topo ↑