COVID-19: Centro de testes
Conteúdos desta página
- Centro de testes à COVID-19
- Perguntas frequentes
Centro de testes à COVID-19
O concelho de Torres Vedras conta com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes realizam-se cinco dias por semana (segunda, quarta, quinta, sexta e sábado), das 9h00 às 13h00, no Pavilhão Multiusos da Expotorres. O acesso poderá ser feito pela porta principal do Pavilhão Multiusos da Expotorres, que se encontra na Rua do Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras.
Sublinhe-se que os testes são gratuitos mas encontram-se sujeitos a prescrição pela Linha SNS24 ou pela Área Dedicada COVID-19 (ADC) do Centro de Saúde de Torres Vedras, com posterior marcação para data e hora específicas.
Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).
Consoante os critérios de gravidade, os profissionais de saúde da Linha SNS 24 poderão indicar que o doente suspeito de COVID-19 se deve dirigir para avaliação médica a uma das Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC) do Concelho - no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras - ou que permaneça no seu domicílio em auto-cuidados.
Caso seja indicada a realização do teste à COVID-19, as marcações para o centro de testes podem ser feitas através do número 910 014 000, todos os dias, das 9h00 às 13h00. No processo de marcação, deverão ser facultados os seguintes dados:
- Nº de prescrição
- Nome
- Nº de utente do SNS
- Telefone
- Data de nascimento
- E-mail
Note-se que os testes estão sujeitos a critérios clínicos de prioridades definidos pela Norma nº4/2020 da Direção Geral de Saúde bem como a critérios epidemiológicos por forma a quebrar cadeias de transmissão. A prioridade estabelecida para o teste à COVID-19 é a seguinte:
- Doentes com critérios de internamento hospitalar;
- Recém-nascidos e grávidas;
- Profissionais de saúde sintomáticos;
- Contactos sintomáticos de casos confirmados;
- Doentes com comorbilidades, nomeadamente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna ativa, ou estados de imunossupressão;
- Doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença;
- Doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades identificadas acima.
Perguntas frequentes
- Como é feito o teste?
O teste é realizado de forma rápida e indolor. Consiste numa recolha de exsudado (secreções) com auxílio de uma zaragatoa (cotonete gigante) em ambas as narinas e outra recolha ao nível faríngeo (garganta).
- Quem realiza os testes?
Os testes são realizados por uma enfermeira.
- Qual o tempo estimado de espera entre a marcação e a realização do teste?
A realização dos testes laboratoriais deverá ser realizada no prazo máximo de 48 horas, após contacto pelo doente ou seu representante.
- Tenho um código de acesso para realizar o teste: sou suspeito de COVID-19?
Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38º) ou dificuldade respiratória (dispneia) são considerados suspeitos de COVID-19.
- Tenho um código de acesso para realizar o teste: posso fazer o teste noutro local?
Sim. Se tiver um código de acesso poderá contactar um dos laboratórios de referência da lista publicada pela Direção-Geral da Saúde ou contactar o Centro de Testes à COVID-19 de Torres Vedras.
- Tenho marcação para realizar o teste: vou cruzar-me com outros suspeitos de COVID-19?
As marcações são feitas para que os testes se realizem de 10 em 10 minutos, evitando que os utentes se cruzem entre si. Sublinhe-se que o centro de testes conta com circuitos distintos de entrada e saída.
- Necessito de fazer alguma preparação antes de realizar o teste?
Não. Se o paciente estiver com rinorreia (corrimento nasal) abundante será pedido para que se assoe antes de realizar o exame.
- Devo levar máscara? E luvas?
Será fornecida uma máscara quando o paciente chegar ao local, onde também será feito o registo de temperatura e a passagem das mãos por uma solução de álcool-gel. Não é necessário levar luvas.
- Posso ir acompanhado?
É preferível que se dirija ao centro de testes sozinho.
- O que devo fazer depois de realizar o teste?
Depois de realizado o teste deve dirigir-se a sua casa, aguardar pela comunicação dos resultados do teste e por indicações da autoridade de saúde local.
O resultado do teste será comunicado através de e-mail e, excecionalmente, por chamada telefónica.