Atelier dos Brinquedos

No Atelier dos Brinquedos, situado no Parque do Choupal, está patente a exposição "País dos Brinquedos", uma mostra generalista constituída por 170 brinquedos pertencentes ao espólio de cerca de 9 000 adquiridos em Fevereiro de 2015 pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
Dizem que o País dos Brinquedos é habitado por estranhas geringonças, “coisas” feitas de lata, de madeira, de plástico, de ferro e de tecido. Mas os brinquedos só aparentemente são coisas fechadas nos seus limites, coisas com uma existência tridimensional que sublinha a sua realidade material, palpável e tangível, conseguida pela coesão que repousa nas suas dobras e encaixes, pregos, cola, parafusos, cavilhas e entalhes.
Esta pequena mostra de brinquedos é testemunho das práticas lúdicas da criança através do tempo e do espaço e eco da sociedade com os seus modos de vida, os seus progressos técnicos, as suas obsessões, representando por isso mesmo, a história da própria Humanidade.
Mas mais do que um desfile de objetos em armários, quisemos criar um espaço vivo, esperando que todos, crianças e adultos, sintam que os brinquedos são alimento para o pensamento, para o sonho e para o coração, funcionando ainda como a chave capaz de abrir horizontes que vale a pena viver.
Como qualquer coleção é uma entre outras formas de fazer uma autobiografia, contando aos outros não só a história dos brinquedos como a própria história de quem os escolheu, umas vezes cuidadosamente, outras por acaso, uns novos, outros completamente estropiados, riscados, partidos, compondo assim o retrato secreto de quem os possuiu, retrato que foi mudando com o passar dos anos da mesma forma que o rosto foi ganhando rugas.
E se bonecas, robots, carros, aviões, foguetões, barcos, soldadinhos e ursos de peluche começaram por reclamar o amor de quem os escolheu, colecionou, cuidou – Octávio Neves –, agora aqui expostos reclamam pelo amor de todos nós.
Vamos trazer novidades ao longo do tempo, ativar mais memórias e aguçar mais curiosidade e contaremos consigo para lembrar e partilhar as histórias dos brinquedos que fizeram a sua infância mais feliz.
Contactos
Horário de funcionamento