Torres Vedras

Fábrica das Histórias - Enquadramento

A palavra “Fábrica” é uma palavra simples que nos transporta para a ideia de um lugar de produção contínua e incessante. Define-se como “lugar em que tomando a matéria prima esta é aí transformada em produto.”

Só que nesta Fábrica tão especial, a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino,  não encontramos nem ferro, nem aço, nem barro, nem madeira… Em seu lugar estão  palavras,  memórias,  ideias, música,  imagens  e  histórias…. E estão sobretudo páginas em branco cujo destino será serem transformadas em novas palavras, memórias, ideias, música, imagens e  histórias.

Não sendo um espaço de cultura vulgar, um museu no sentido tradicional do termo, serve sem dúvida de Pátria das Histórias, que acolhe e desfolha de uma e de outra e ainda de outra maneira, usando as palavras escritas, as palavras ditas, a expressão plástica, a música… mudando-as  e transformando-as vezes infinitas.

Enfim, a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, mais do que um lugar habitado de coisas e objetos é o lugar que habita o coração de quem a visita.

Aberta  ao mundo imaginário de diferentes artistas,  com linguagens plásticas e universos simbólicos diferentes, atribui-lhes a missão de   reinventarem o património doado pelo Dr. Jaime Umbelino,  afastando esses objetos pessoais e antigos da memória havida,  para que se integrem no mundo fantástico das histórias, permitindo-lhes assim virem   a despertar outros  valores afetivos, cognitivos e estéticos.

A sua missão, enquanto espaço de cultura,  é a de servir toda a comunidade, que convida a ser coautora de um universo feito de histórias, e cúmplice no perpetuar das memórias de um espaço e de um homem, de forma  a que o seu legado se mantenha presente na memória coletiva.

 


Contactos

Fábrica das Historias – Casa Jaime Umbelino
Rua Maria Barreto Bastos, n.º 36, Torres Vedras [39º 03’26.34’’ N  |  9º 15’39.41’’ O]
Telefone n.º: 261 315 428/ 261 320 711
E-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt
Facebook: www.facebook.com/fabricadashistorias 

A Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino estará encerrada de 31 de julho a 8 de setembro de 2017.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 14h às 18h00
Sábado, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00


Entrada gratuita

Nota: para entrar na Fábrica das Histórias existe um lance de 8 degraus, que deverá ser tido em conta no caso de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.