Torres Vedras

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Na sua essência, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) tem como missão providenciar respostas de âmbito local, mas articuladas ao nível de políticas e práticas nacionais, às necessidades de acolhimento e integração evidenciadas pelas comunidades migrantes residentes no Concelho de Torres Vedras.

Deste modo, e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), pretende-se informar e facilitar a resolução dos problemas sentidos por estas comunidades.


Que trabalho realiza?

O CLAIM da Câmara Municipal de Torres Vedras foi criado a pensar nos migrantes deste concelho. Caso se desloque ou contacte o CLAIM, o migrante vai poder ser ajudado no seu relacionamento com as seguintes entidades:

Este Centro apoia os migrantes que necessitem de: tratar da renovação ou concessão de autorização de residência; agendar um atendimento no SEF (Santarém); recorrer ao reagrupamento familiar; tratar de processos de nacionalidade; tratar de assuntos com a Segurança Social; comunicar um contrato de trabalho; apoio na saúde e na educação; procura de emprego; entre outros.

Programa de mentores para imigrantes

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), do Município de Torres Vedras, aderiu ao programa “Mentores para Imigrantes”, desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Este programa promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados.

Atividades realizadas

Para além dos atendimentos à população imigrante, o CLAIM realiza também outras atividades, no âmbito da sua missão de integração dos migrantes presentes no concelho. Algumas das atividades já realizadas incluem:

  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (edição 2011/2012), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Duas edições do curso de empreendedorismo imigrante; Recolha de “Contos de vários cantos do Mundo”; Ateliê de ilustração; Elaboração do Guia de Direitos e Deveres do Trabalhador Imigrante, em três línguas
  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (Edição 2012/2013), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Recolha de “Histórias de Vida”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino; “Caravana das Histórias”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

 

Parceiros

 

Documentos

 


Contactos

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Avenida Tenente Valadim, nº 17 – r/c, Torres Vedras (junto ao Teatro-Cine)
Telefone: 261 322 464
Fax: 261 310 401
E-mail: gabimigrante@cm-tvedras.pt

 

Horário 

Segunda: 14h00 às 18h00
Terça: 8h30 às 12h30
Quarta: 14h00 às 18h00
Sexta: 8h30 às 12h30

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia Voluntários estão a reabilitar habitações de famílias carenciadas do Concelho
Imagem da Notícia Câmara Municipal continua a promover “+ Saúde” junto da comunidade escolar
Imagem da Notícia Câmara Municipal aprovou a subscrição ao Manifesto de Paris

Câmara Municipal aprovou a subscrição ao Manifesto de Paris

25.07.2019

O executivo municipal aprovou na sua mais recente reunião, realizada esta terça-feira, dia 23 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho, a subscrição ao Manifesto de Paris / Pact for impact: a global alliance for a social and inclusive economy. (...)

Agenda / Desenv. social

Mais

Votação Final - Orçamento Participativo Torres Vedras - 4ª Edição

9 a 29 de setembro 2019

Como Votar? A votação dos projetos finalistas realiza-se no período de 9 a 29 de setembro. Podem votar todos os cidadãos recenseados no Concelho de Torres Vedras sendo que cada eleitor pode votar uma vez em cada uma das tipologias. Para votar serão necessários os números de identificação (...)

Mais

MyMoyo: costura solidária

Parque do Choupal, Torres Vedras

28 de setembro de 2019 | sábado

O projeto My Moyo, implementado em junho de 2017 e dinamizado pela voluntária do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, Sofia Figueiredo, consiste num clube de costura solidária que apoia projetos de solidariedade social, através da costura, do croché e tricô. Este grupo de pessoas (...)

Debate/Seminário

IV Fórum Social Intermunicipal

Lourinhã

9 a 10 de outubro 2019

O Fórum Social Intermunicipal surge há 13 anos numa estrita parceria entre os municípios da Lourinhã e Torres Vedras. Esta parceria intermunicipal assenta na preocupação e desafio conjunto de procurar e adequar respostas aos contextos locais dos dois territórios, pelo que o programa (...)

Evento

Dia(s) de Erradicação da Pobreza

Concelho de Torres Vedras

14 a 19 de outubro 2019

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza serão realizadas várias atividades desenvolvidos pelos parceiros da Comunidade Impacto Social | Território Impacto de Torres Vedras. (...)

Mais

Almoço Convívio: Promoção da Inclusão Social e Interculturalidade

Externato de Penafirme, Póvoa de Penafirme

26 de outubro de 2019 | sábado

Almoço convívio onde se pretende a partilha e o contacto intercultural, bem como a inclusão social dos migrantes residentes nas freguesias do litoral do concelho. Cada participante (português ou estrangeiro) deverá levar um prato típico do seu país de origem para partilhar. O almoço será (...)

Evento

VII Semana da Visão

concelho de Torres Vedras

28 a 31 de outubro 2019

A Semana da Visão pretende sensibilizar a população para a deficiência visual, através da realização de rastreios visuais, atividades desportivas e culturais e ações de (in)formação. Programa (brevemente disponível) (...)

voltar ao topo ↑