Torres Vedras

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Na sua essência, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) tem como missão providenciar respostas de âmbito local, mas articuladas ao nível de políticas e práticas nacionais, às necessidades de acolhimento e integração evidenciadas pelas comunidades migrantes residentes no Concelho de Torres Vedras.

Deste modo, e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), pretende-se informar e facilitar a resolução dos problemas sentidos por estas comunidades.


Que trabalho realiza?

O CLAIM da Câmara Municipal de Torres Vedras foi criado a pensar nos migrantes deste concelho. Caso se desloque ou contacte o CLAIM, o migrante vai poder ser ajudado no seu relacionamento com as seguintes entidades:

Este Centro apoia os migrantes que necessitem de: tratar da renovação ou concessão de autorização de residência; agendar um atendimento no SEF (Santarém); recorrer ao reagrupamento familiar; tratar de processos de nacionalidade; tratar de assuntos com a Segurança Social; comunicar um contrato de trabalho; apoio na saúde e na educação; procura de emprego; entre outros.

 

Programa de mentores para imigrantes

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), do Município de Torres Vedras, aderiu ao programa “Mentores para Imigrantes”, desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Este programa promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados.

 

Atividades realizadas

Para além dos atendimentos à população imigrante, o CLAIM realiza também outras atividades, no âmbito da sua missão de integração dos migrantes presentes no concelho. Algumas das atividades já realizadas incluem:

  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (edição 2011/2012), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Duas edições do curso de empreendedorismo imigrante; Recolha de “Contos de vários cantos do Mundo”; Ateliê de ilustração; Elaboração do Guia de Direitos e Deveres do Trabalhador Imigrante, em três línguas
  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (Edição 2012/2013), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Recolha de “Histórias de Vida”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino; “Caravana das Histórias”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

 

Parceiros

 

Documentos

 


Contactos

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Avenida Tenente Valadim, nº 17 – r/c, Torres Vedras (junto ao Teatro-Cine)
Telefone nº: 261 322 464
Fax nº: 261 310 401
E-mail: gabimigrante@cm-tvedras.pt

 

Horário de funcionamento

Segunda: 14h00 às 18h00
Terça: 8h30 às 12h30
Quarta: 14h00 às 18h00
Sexta: 8h30 às 12h30

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia “+ Saúde”: Alunos do concelho participaram em teatro-debate sobre dependências
Imagem da Notícia Equipamentos municipais registaram em 2018 considerável afluência de público
Imagem da Notícia Oficina Domiciliária e Cartão Sénior Municipal, projetos em crescendo…

Agenda / Desenv. social

Evento

Abril, mês da saúde

Vários locais do Concelho

Todo o mês de abril 2019

Pretende contribuir para a capacitação da população do concelho, favorecer o seu nível de literacia em saúde, melhorar o controle sobre a sua saúde, aumentar a qualidade de vida e o seu bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de atividades de promoção da (...)

voltar ao topo ↑