Torres Vedras

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Na sua essência, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) tem como missão providenciar respostas de âmbito local, mas articuladas ao nível de políticas e práticas nacionais, às necessidades de acolhimento e integração evidenciadas pelas comunidades migrantes residentes no Concelho de Torres Vedras.

Deste modo, e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), pretende-se informar e facilitar a resolução dos problemas sentidos por estas comunidades.


Que trabalho realiza?

O CLAIM da Câmara Municipal de Torres Vedras foi criado a pensar nos migrantes deste concelho. Caso se desloque ou contacte o CLAIM, o migrante vai poder ser ajudado no seu relacionamento com as seguintes entidades:

Este Centro apoia os migrantes que necessitem de: tratar da renovação ou concessão de autorização de residência; agendar um atendimento no SEF (Santarém); recorrer ao reagrupamento familiar; tratar de processos de nacionalidade; tratar de assuntos com a Segurança Social; comunicar um contrato de trabalho; apoio na saúde e na educação; procura de emprego; entre outros.

Programa de mentores para imigrantes

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), do Município de Torres Vedras, aderiu ao programa “Mentores para Imigrantes”, desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Este programa promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados.

Atividades realizadas

Para além dos atendimentos à população imigrante, o CLAIM realiza também outras atividades, no âmbito da sua missão de integração dos migrantes presentes no concelho. Algumas das atividades já realizadas incluem:

  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (edição 2011/2012), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Duas edições do curso de empreendedorismo imigrante; Recolha de “Contos de vários cantos do Mundo”; Ateliê de ilustração; Elaboração do Guia de Direitos e Deveres do Trabalhador Imigrante, em três línguas
  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (Edição 2012/2013), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Recolha de “Histórias de Vida”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino; “Caravana das Histórias”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

 

Parceiros

 

Documentos

 


Contactos

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Praça 25 de Abril, nº 12, Torres Vedras
Telefone: 261 322 464
E-mail: gabimigrante@cm-tvedras.pt

 

Horário 

Atendimento presencial mediante marcação prévia
Segunda a sexta-feira: 9h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00


Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia Medidas Locais de Apoio no âmbito da COVID-19

Medidas Locais de Apoio no âmbito da COVID-19

20.01.2021

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem em vigor um conjunto de medidas locais de apoio no âmbito da COVID-19. Estas medidas temporárias visam apoiar famílias, empresas e tecido associativo do Concelho, tendo em conta as dificuldades que resultam da situação de pandemia. (...)

Imagem da Notícia COVID-19: prolongamento da vigência de medidas de apoio extraordinário
Imagem da Notícia Câmara Municipal elaborou “Atlas da Economia Social do Concelho”

Câmara Municipal elaborou “Atlas da Economia Social do Concelho”

16.12.2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio do Centro Torriense de Estudos de Economia Social, elaborou a primeira edição do “Atlas da Economia Social do Concelho de Torres Vedras”. O documento tem como objetivo mapear e caracterizar as organizações de economia social que atuam no Concelho. (...)

Imagem da Notícia 83 famílias vão receber apoio municipal para pagamento da sua renda habitacional
Imagem da Notícia Torres Vedras é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 12º ano consecutivo
Imagem da Notícia Município assinou protocolo de cooperação no âmbito da igualdade

Município assinou protocolo de cooperação no âmbito da igualdade

23.11.2020

O Município de Torres Vedras assinou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). O documento foi assinado pela presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes. (...)

voltar ao topo ↑