Torres Vedras

Habitação Social

Parque Habitacional Municipal

O Parque Habitacional Municipal é composto por 70 fogos de habitação social.
No Bairro da Boavista/Olheiros contabilizam-se 56 apartamentos de tipologias T1, T2 e T3 (distribuídos por 5 edifícios), outros 8 localizam-se na Urbanização do Hilarião e 6 habitações encontram-se dispersas pela Cidade de Torres Vedras.

O Bairro da Boavista/Olheiros constitui o mais extenso conjunto habitacional social, situando-se na periferia da Cidade de Torres Vedras. A sua construção surgiu de uma negociação entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), tendo em conta o elevado número de famílias carenciadas a residir na zona de Torres Vedras e a necessidade de melhorar, tanto quanto possível, as suas condições de vida.

Informações: inesvaz@cm-tvedras.pt  e  lilianacruz@cm-tvedras.pt


Projeto "+ Boavista"

Projeto implementado entre 2012 e 2014, consistiu num programa de ação multidisciplinar, produzido e posto em prática por diversos setores da Câmara Municipal, que levou a cabo um levantamento pormenorizado do edificado e das suas principais necessidades e uma recolha de informações junto dos moradores em habitação social localizada no Bairro da Boavista Olheiros.

Teve como principiais objetivos:

  • Promover a participação ativa dos residentes na requalificação e manutenção dos edifícios, melhorando a qualidade de vida da população residente
  • Assegurar a manutenção destes melhoramentos, implementando a criação de um condomínio organizado, gerido pelos próprios moradores
  • Fomentar o desenvolvimento de um relacionamento mais forte entre vizinhos e um maior envolvimento pessoal e responsável nas tarefas de gestão do espaço

O projeto compreendeu uma intervenção profunda ao nível  do edificado, procurando colmatar as deficiências de solidez e segurança das edificações. Neste sentido, foram requalificados 5 blocos habitacionais completos, incluindo interiores dos fogos, espaços comuns e zonas envolventes (criação de espaço comum de lazer). Com um financiamento assegurado pela Câmara Municipal, o projeto compreendeu um investimento de €1.061.567,98.

Atualmente são visíveis as melhorias implementadas, não só no que respeita ao espaço construído, como à própria gestão social e habitacional dos espaços (criação de condomínios organizados com a colaboração dos moradores de cada fração).

 

Documentos


Links úteis


Contactos

Área de Habitação
Câmara Municipal de Torres Vedras
Inês Vaz e Liliana Cruz (Psicólogas)
Telefones n.º: 261 320 770/ 261 320 755
E-mails: inesvaz@cm-tvedras.pt  e  lilianacruz@cm-tvedras.pt

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia Torres Vedras associou-se às comemorações do Dia Internacional do Voluntário
Imagem da Notícia Dia das Pessoas com Deficiência assinalado em Torres Vedras

Dia das Pessoas com Deficiência assinalado em Torres Vedras

10.12.2018

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, a Câmara Municipal em parceria com a APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) voltou a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com um conjunto de atividades. (...)

Imagem da Notícia Festa Sénior continua a promover o envelhecimento ativo

Festa Sénior continua a promover o envelhecimento ativo

06.12.2018

A 21.ª edição da Festa Sénior proporcionou, à semelhança das anteriores, um vasto programa de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas descentralizadas e diversificadas a seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Bombarral e Arruda dos Vinhos. (...)

voltar ao topo ↑