Torres Vedras

Plano Municipal para a Igualdade

Os Municípios possuem a maior quota de responsabilidade nas questões sociais, culturais, educacionais e económicas da vida local, tornando-se as entidades mais capazes de passar das palavras para a realidade dos factos, no que respeita à Igualdade entre homens e mulheres, nomeadamente no incentivo à participação e representação dos munícipes na vida política, social, económica e cultural, procurando defender os seus direitos civis e sociais, promover a mudança nos papéis, tradicionalmente atribuídos às mulheres e aos homens e eliminar os estereótipos de género.

O Município de Torres Vedras quer ser um verdadeiro motor da mudança, permitindo eliminar a persistência e reprodução das desigualdades e tornar a sociedade, mais justa, mais inclusiva e mais democrática, atuando em duas vertentes fundamentais deste processo de transformação – interna e externa – ou seja, para as suas trabalhadoras e para os seus trabalhadores e para as suas munícipes e para os seus munícipes.

Neste sentido, e considerando as medidas delineadas para a Área Estratégica 1 – Integração da Perspetiva da Igualdade de Género na Administração Pública Central e Local do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014 – 2017 (V PNI), foi elaborado o Plano para a Igualdade do município de Torres Vedras, bem como todas as ações nele incluídas.

 

Ações

O Plano Municipal para a Igualdade de Torres Vedras, aprovado em reunião do executivo de 02/06/2015, integra um conjunto de medidas ao nível interno (Planeamento Estratégico do Município: estratégia, missão e valores da instituição; Gestão de Recursos Humanos e Comunicação) e numa vertente externa, ou seja, na área de intervenção e de competência do Município (orientando-se pelos seguintes vetores: mudança nos papéis e nos estereótipos de género; educação e qualificação profissional; cultura e desporto; empreendedorismo; compatibilização entre a vida profissional e familiar; redes sociais; violência doméstica; tráfico de seres humanos e exploração sexual; organização espacial das cidades; mobilidade e transportes).

Importa, por isso, dar a conhecer o que está a ser feito e aquilo que ainda se pretende explorar. Neste sentido, e também para divulgação do seu Plano, o Município entendeu organizar um conjunto de iniciativas a desenvolver em outubro, aquando da comemoração do Dia Municipal da Igualdade.

A Semana da Igualdade, a decorrer entre 17 e 22 de outubro, procurará sensibilizar a comunidade torriense para a temática, contando com algumas ações para diferentes públicos-alvo. 

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia Voluntários estão a reabilitar habitações de famílias carenciadas do Concelho
Imagem da Notícia Câmara Municipal continua a promover “+ Saúde” junto da comunidade escolar
Imagem da Notícia Câmara Municipal aprovou a subscrição ao Manifesto de Paris

Câmara Municipal aprovou a subscrição ao Manifesto de Paris

25.07.2019

O executivo municipal aprovou na sua mais recente reunião, realizada esta terça-feira, dia 23 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho, a subscrição ao Manifesto de Paris / Pact for impact: a global alliance for a social and inclusive economy. (...)

Agenda / Desenv. social

Mais

Votação Final - Orçamento Participativo Torres Vedras - 4ª Edição

9 a 29 de setembro 2019

Como Votar? A votação dos projetos finalistas realiza-se no período de 9 a 29 de setembro. Podem votar todos os cidadãos recenseados no Concelho de Torres Vedras sendo que cada eleitor pode votar uma vez em cada uma das tipologias. Para votar serão necessários os números de identificação (...)

Debate/Seminário

IA ao serviço da saúde e das pessoas

Auditório do Edifício Paços do Concelho

21 de setembro de 2019 | sábado

No dia 21 de setembro, às 09h00, terá início a segunda conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "IA ao serviço da saúde e das pessoas". Programa 9h00 | Registo e Receção dos participantes 9h30 | Boas Vindas Carlos Bernardes (...)

Mais

MyMoyo: costura solidária

Parque do Choupal, Torres Vedras

28 de setembro de 2019 | sábado

O projeto My Moyo, implementado em junho de 2017 e dinamizado pela voluntária do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, Sofia Figueiredo, consiste num clube de costura solidária que apoia projetos de solidariedade social, através da costura, do croché e tricô. Este grupo de pessoas (...)

Debate/Seminário

IV Fórum Social Intermunicipal

Lourinhã

9 a 10 de outubro 2019

O Fórum Social Intermunicipal surge há 13 anos numa estrita parceria entre os municípios da Lourinhã e Torres Vedras. Esta parceria intermunicipal assenta na preocupação e desafio conjunto de procurar e adequar respostas aos contextos locais dos dois territórios, pelo que o programa (...)

Evento

Dia(s) de Erradicação da Pobreza

Concelho de Torres Vedras

14 a 19 de outubro 2019

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza serão realizadas várias atividades desenvolvidos pelos parceiros da Comunidade Impacto Social | Território Impacto de Torres Vedras. (...)

Mais

Almoço Convívio: Promoção da Inclusão Social e Interculturalidade

Externato de Penafirme, Póvoa de Penafirme

26 de outubro de 2019 | sábado

Almoço convívio onde se pretende a partilha e o contacto intercultural, bem como a inclusão social dos migrantes residentes nas freguesias do litoral do concelho. Cada participante (português ou estrangeiro) deverá levar um prato típico do seu país de origem para partilhar. O almoço será (...)

voltar ao topo ↑