Torres Vedras

Plano Municipal para a Igualdade

Os Municípios possuem a maior quota de responsabilidade nas questões sociais, culturais, educacionais e económicas da vida local, tornando-se as entidades mais capazes de passar das palavras para a realidade dos factos, no que respeita à Igualdade entre homens e mulheres, nomeadamente no incentivo à participação e representação dos munícipes na vida política, social, económica e cultural, procurando defender os seus direitos civis e sociais, promover a mudança nos papéis, tradicionalmente atribuídos às mulheres e aos homens e eliminar os estereótipos de género.

O Município de Torres Vedras quer ser um verdadeiro motor da mudança, permitindo eliminar a persistência e reprodução das desigualdades e tornar a sociedade, mais justa, mais inclusiva e mais democrática, atuando em duas vertentes fundamentais deste processo de transformação – interna e externa – ou seja, para as suas trabalhadoras e para os seus trabalhadores e para as suas munícipes e para os seus munícipes.

Neste sentido, e considerando as medidas delineadas para a Área Estratégica 1 – Integração da Perspetiva da Igualdade de Género na Administração Pública Central e Local do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014 – 2017 (V PNI), foi elaborado o Plano para a Igualdade do município de Torres Vedras, bem como todas as ações nele incluídas.

 

Ações

O Plano Municipal para a Igualdade de Torres Vedras, aprovado em reunião do executivo de 02/06/2015, integra um conjunto de medidas ao nível interno (Planeamento Estratégico do Município: estratégia, missão e valores da instituição; Gestão de Recursos Humanos e Comunicação) e numa vertente externa, ou seja, na área de intervenção e de competência do Município (orientando-se pelos seguintes vetores: mudança nos papéis e nos estereótipos de género; educação e qualificação profissional; cultura e desporto; empreendedorismo; compatibilização entre a vida profissional e familiar; redes sociais; violência doméstica; tráfico de seres humanos e exploração sexual; organização espacial das cidades; mobilidade e transportes).

Importa, por isso, dar a conhecer o que está a ser feito e aquilo que ainda se pretende explorar. Neste sentido, e também para divulgação do seu Plano, o Município entendeu organizar um conjunto de iniciativas a desenvolver em outubro, aquando da comemoração do Dia Municipal da Igualdade.

A Semana da Igualdade, a decorrer entre 17 e 22 de outubro, procurará sensibilizar a comunidade torriense para a temática, contando com algumas ações para diferentes públicos-alvo. 


Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia COVID-19: prolongamento da vigência de medidas de apoio extraordinário
Imagem da Notícia Câmara Municipal elaborou “Atlas da Economia Social do Concelho”

Câmara Municipal elaborou “Atlas da Economia Social do Concelho”

16.12.2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio do Centro Torriense de Estudos de Economia Social, elaborou a primeira edição do “Atlas da Economia Social do Concelho de Torres Vedras”. O documento tem como objetivo mapear e caracterizar as organizações de economia social que atuam no Concelho. (...)

Imagem da Notícia 83 famílias vão receber apoio municipal para pagamento da sua renda habitacional
Imagem da Notícia Torres Vedras é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 12º ano consecutivo
Imagem da Notícia Município assinou protocolo de cooperação no âmbito da igualdade

Município assinou protocolo de cooperação no âmbito da igualdade

23.11.2020

O Município de Torres Vedras assinou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). O documento foi assinado pela presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes. (...)

Imagem da Notícia Inauguração da reabilitação da Encosta do Choupal e de habitações sociais
voltar ao topo ↑