Torres Vedras

Educação

O aumento dos poderes locais em matéria educativa tem vindo a tornar-se uma realidade quer em Portugal quer noutros Países da Europa e do Mundo.

Em Portugal, o envolvimento crescente dos municípios em matéria educativa decorre tanto da produção normativa, como das dinâmicas desenvolvidas localmente em parceria com escolas e outras instituições. Embora o quadro legal de referência seja comum a todos os municípios, temos consciência quer da grande diversidade de competências que cada município interpreta como suas quer das atividades que privilegia em função da estratégia de desenvolvimento local.

Torres Vedras assume o investimento na Educação, nas suas diferentes vertentes, como estratégico e prioritário para o município, consciente de que cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos são cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.

É com esta perspetiva que a Câmara Municipal de Torres Vedras continuará a grande tarefa de requalificação e ampliação do parque escolar concelhio, dotando a comunidade educativa de espaços e equipamentos de qualidade, adaptados a metodologias de aprendizagem mais consentâneas com o domínio das tecnologias de informação indispensáveis à sociedade atual.

Simultaneamente, a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a investir em programas, parcerias e projetos potenciadores do sucesso educativo dos alunos, da prevenção do abandono escolar e da exclusão, da educação para a saúde, para a segurança e para a cidadania, estabelecendo redes educativas e de recursos adequados para responder aos desafios que a sociedade, em cada momento, nos vai colocando.

É um desígnio e continuará a ser, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, manter em todo o momento, a disponibilidade incondicional para analisar e avaliar os problemas e procurar respostas e potencialidades educativas, no diálogo permanente com a comunidade educativa e com todos os parceiros locais.

Laura Rodrigues

Vereadora das Áreas de Atividade Física, Educação e Financeira


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Escola de ensino superior na área da saúde vai nascer em Torres Vedras

Escola de ensino superior na área da saúde vai nascer em Torres Vedras

24.11.2020

A cidade de Torres Vedras vai contar com um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. A minuta do protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi aprovada em reunião de câmara, realizada hoje, 24 de novembro. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo 12º ano consecutivo
Imagem da Notícia Torres Vedras é o concelho do país com mais Eco-Escolas

Torres Vedras é o concelho do país com mais Eco-Escolas

13.11.2020

Torres Vedras é o concelho do país com maior número de escolas galardoadas no âmbito do programa “Eco-Escolas”. 56 estabelecimentos de ensino torrienses receberam a bandeira verde, reconhecendo assim o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2019/2020, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentab (...)

Imagem da Notícia Mais de 200 alunos estão a frequentar o polo de Torres Vedras do IPLeiria
Imagem da Notícia “Mês da Alimentação” sensibilizou os mais pequenos para alimentação saudável
Imagem da Notícia “Mini inspetores dos alimentos” visitaram cozinhas das escolas

“Mini inspetores dos alimentos” visitaram cozinhas das escolas

30.10.2020

“Mini inspetores dos alimentos” foi a iniciativa que levou cerca de 100 alunos do 1º ciclo a visitar as cozinhas do Centro Educativo de São Pedro da Cadeira, da Escola Básica 2,3 de Campelos, do Centro Educativo da Ventosa e da Escola Básica da Conquinha. (...)

Agenda / Educação

Debate/Seminário

"Libertem as Crianças" - Apresentação do livro de Carlos Neto

Teatro-Cine de Torres Vedras

5 de dezembro de 2020 | sábado

"Estamos a criar crianças totós, de uma imaturidade inacreditável." Em 2015, esta afirmação do professor Carlos Neto tornou-se viral e fez o país acordar para a situação dramática das crianças de hoje. Em Portugal, escola e modelo de aprendizagem estão ultrapassados há muito, mas é lá (...)

Oficina infantojuvenil

Vem dar vida ao mini Pai Natal robô

Torres Vedras LabCenter

12 de dezembro de 2020 | sábado

No dia 12 de dezembro, às 10h00, decorrerá a atividade "Vem dar vida ao mini Pai Natal robô", no Torres Vedras LabCenter. Venha desenhar um percurso ou programar através de um tablet e dê vida a um dos minis Pai Natal robô. (...)

voltar ao topo ↑