Torres Vedras

Brincar de Rua

O Brincar de Rua é um projeto que está a permitir que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, através da criação de grupos comunitários de brincar: que proporcionam espaços e tempos de brincar livre, de desenvolvimento natural de competências nas crianças; que promovem o envolvimento dos diversos agentes locais, melhorando a coesão e participação das comunidades; e que valoriza as pessoas do bairro para se tornarem líderes do projeto comunitário, através dum conjunto inovador de metodologias, recursos e ferramentas que garantem a segurança das crianças e o envolvimento da comunidade.

Criado pela Ludotempo (Associação de Promoção do Brincar) e reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos dez melhores projetos nacionais de 2016 com o prémio FAZ IOP, o Brincar de Rua chegou a Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Grupos Comunitários do Brincar

Todas as semanas, os Guardiões do Brincar do Largo de São Pedro e do Parque do Choupal  entregam duas horas de brincadeira não estruturada às crianças de cada grupo.

  • Largo de São Pedro - quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
  • Parque do Choupal - sábados, das 10h00 às 12h00

Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a mesma escola e que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo, enquanto as crianças brincam. 

Os interessados podem se juntar aos grupos comunitários ou vir a integrar um novo grupo comunitário do brincar.


Inscrições

Voluntários

Crianças 


Contactos

Telefone: 244 845 535

E-mail: brincarderua.ludotempo@gmail.com

Site do Brincar de Rua

Facebook


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Concelho continua a evidenciar-se pelo seu número de “Eco Escolas”

Concelho continua a evidenciar-se pelo seu número de “Eco Escolas”

15.10.2021

57 entidades de ensino do Concelho receberam o galardão do programa “Eco Escolas” no Dia das Bandeiras Verdes, tendo algumas delas recebido também distinções relacionadas com a sua participação durante o ano letivo transato em projetos integrados no referido programa. (...)

Imagem da Notícia Município de Torres Vedras aderiu à rede internacional “A Cidade das Crianças”
Imagem da Notícia Primeira edição da Assembleia Municipal Jovem teve a sua Sessão Final
Imagem da Notícia Formandos do Núcleo de Torres Vedras do CENFIM destacaram-se no EuroSkills Graz 2021
Imagem da Notícia Câmara Municipal voltou a animar as férias de verão de crianças e jovens
Imagem da Notícia Conselho Municipal de Educação fez balanço do ano letivo

Conselho Municipal de Educação fez balanço do ano letivo

28.07.2021

O Conselho Municipal de Educação de Torres Vedras esteve reunido na Escola Internacional de Torres Vedras, no passado dia 22 de julho. Tratou-se da segunda reunião deste órgão, que traçou um balanço do ano letivo que agora termina, tendo ainda perspetivado o ano letivo 2021/2022. (...)

Agenda / Educação

Cinema

GEODOC

Auditório do Edifício Paços do Concelho

21 de outubro de 2021 | quinta

GEODOC é o ciclo de cinema do aspirante Geoparque Oeste que apresenta minidocumentários temáticos nos territórios envolvidos no projeto do aspirante Geoparque do Oeste. A sessão tem início às 21h00, seguindo-se a apresentação do filme promocional do aspirante Geoparque Oeste e, (...)

Oficina infantojuvenil

Para uma alimentação saudável fazer com os robôs vais aprender - ESGOTADO

Torres Vedras LabCenter

23 de outubro de 2021 | sábado

Inserida no programa "Robótica para Todos em Família" do Serviço Educativo Robótica para Todos, esta atividade é um momento, em família, de partilha com robôs. A atividade “Para uma Alimentação Saudável fazer com os Robôs vais aprender” consiste na realização de atividades (...)

Debate/Seminário
Oficina infantojuvenil

Workshop Scratch & Makey Makey

Torres Vedras LabCenter

13 de novembro de 2021 | sábado

O Scratch assume-se como um interface para que a programação seja atrativa e acessível para quem se disponha a aprender a programar. O workshop visa uma iniciação à ferramenta como meio de expressar as suas ideias de forma criativa, desenvolvendo o raciocínio lógico. Esta ferramenta quando (...)

voltar ao topo ↑