Brincar de Rua

O Brincar de Rua é um projeto que está a permitir que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, através da criação de grupos comunitários de brincar: que proporcionam espaços e tempos de brincar livre, de desenvolvimento natural de competências nas crianças; que promovem o envolvimento dos diversos agentes locais, melhorando a coesão e participação das comunidades; e que valoriza as pessoas do bairro para se tornarem líderes do projeto comunitário, através dum conjunto inovador de metodologias, recursos e ferramentas que garantem a segurança das crianças e o envolvimento da comunidade.

Criado pela Ludotempo (Associação de Promoção do Brincar) e reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos dez melhores projetos nacionais de 2016 com o prémio FAZ IOP, o Brincar de Rua chegou a Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Na Cidade foi criado um grupo comunitário de brincar que se reúne todas as quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Parque Verde da Várzea. Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a mesma escola e que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo, enquanto as crianças brincam.

Os interessados podem se juntar ao grupo comunitário do Parque Verde da Várzea ou vir a integrar um novo grupo comunitário de brincar.

Voluntários

Crianças

Telefone: 244845535

E-mail: brincarderua.ludotempo@gmail.com

Site http://brincarderua.ludotempo.pt/

Notícias / Educação

Imagem da Notícia “Conhecer para Preservar” chegou ao fim com balanço bastante positivo
Imagem da Notícia Formações sobre serviço de vinhos foram promovidas junto dos agentes turísticos
Imagem da Notícia Torres Vedras participou na “IV Conferência Internacional de Bio-Regiões”

Agenda / Educação

Quem vive nas poças de maré?

Praia Azul (ponto de encontro: Colónia de Férias da Praia Azul)

20 de abril de 2019 | sábado

Não se veem sempre. O mar esconde-as parte do dia e é preciso perícia para descobrir os seus segredos. Incubadoras de vidas, estas maternidades estão perto de nós e são imprescindíveis na conservação da biodiversidade, com recantos e esconderijos que podem servir de habitat a inúmeras (...)

24 de abril de 2019 | quarta