Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, que pertence ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do Município de Mouans-Sartoux (França) no que toca às refeições escolares para os municípios parceiros: Torres Vedras, Pays des Condruses (Bélgica), Troyan (Bulgária), Trikala (Grécia), Rosignano Marittimo (Itália), e Vaslui (Roménia).

Estas boas práticas baseiam-se na distribuição diária de refeições 100% biológicas e compostas principalmente por produtos locais, com medidas ao nível dos refeitórios que permitam a redução drástica do desperdício alimentar, bem como a organização de atividades educacionais específicas que promovam a consciencialização das crianças e famílias no que diz respeito à alimentação sustentável.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar - PSAE, implementado desde 2014.

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º Encontro Transnacional da Rede de Transferência de BioCantinas, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reúne os vários parceiros do projeto e é dedicado a um dos oito módulos do projeto: Exploração Municipal, Micro-Boas Práticas na Cozinha, Oferta e Procura de Produtos Biológicos, Governança Alimentar, Soberania Alimentar, Divulgação e Abertura ao Diálogo, Contratação Pública e Educação Alimentar.

O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund - ERDF, que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto que é responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.

Notícias / Educação

Imagem da Notícia “10.º ano. E agora?” foi pergunta que deu mote a mostra formativa e vocacional
Imagem da Notícia  Dia Mundial da Família comemorado em Torres Vedras com “Brincar de Rua”
Imagem da Notícia Torres Vedras acolheu pelo 22.º ano encontro nacional de História de referência