Torres Vedras

Rede de Transferência de BioCantinas

O Município de Torres Vedras aderiu, em dezembro de 2018, ao projeto “Rede de Transferência de BioCantinas”, pertencente ao programa europeu URBACT. Este projeto visa transferir, ao longo de 2 anos, as boas práticas do município francês de Mouans-Sartoux (líder de projeto) no que toca às refeições escolares com 100% dos alimentos de origem biológica. Pays des Condruses (Bélgica), Rosignano Marittimo (Itália), Trikala (Grécia), Troyan (Bulgária) e Vaslui (Roménia) completam os sete parceiros do projeto.

As boas práticas, baseadas na confeção e distribuição local das refeições biológicas, têm ainda em conta os produtos locais no que toca ao produtos frescos - tendo, o município francês uma exploração municipal com a capacidade de produzir cerca de 85% das necessidades de produtos hortícolas -, bem como várias medidas promotoras da educação alimentar saudável e sustentável para a comunidade escolar, destacando-se, por exemplo, a separação do desperdício alimentar após a refeição, como forma de promover a sua drástica diminuição. 

Neste âmbito, decorreu em Torres Vedras, de 19 a 21 de março, o 2º encontro transnacional, subordinado ao tema “Oferta e Procura de Produtos Biológicos”. Cada encontro transnacional reuniu os vários parceiros do projeto, incidindo em um dos oito módulos do projeto: 1 - Exploração Municipal; 2- Micro-Boas Práticas na Cozinha, 3 - Oferta e Procura de Produtos Biológicos, 4 - Governança Alimentar, 5 - Soberania Alimentar, 6 - Divulgação e Abertura ao Diálogo, 7 - Contratação Pública; 8 - Educação Alimentar. 

Em março de 2019, foi iniciada a introdução de alimentos frescos (hortícolas e fruta) de origem biológica, à escala piloto, ao nível das cozinhas municipais que confecionam as refeições escolares da freguesia da Cidade. O objetivo do Município é proporcionar a todas as escolas do Concelho a oferta deste tipo de produtos, estando a avaliar as várias possibilidades no território. Neste sentido, uma das ações consiste na constituição duma parceria com o Centro de Formação da A.P.E.C.I. em Runa que, sendo detentor duma exploração agrícola certificada, poderá ficar apto a fornecer certos produtos a algumas das instituições privadas de solidariedade social parceiras do Município, responsáveis pela confeção e distribuição das refeições escolares nas freguesias adjacentes à Cidade.

A adesão do Município de Torres Vedras a este projeto europeu teve por base o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, implementado desde 2014.


O URBACT é um programa financiado pelo European Regional Development Fund (ERDF), que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências. Todas as redes de transferência deste programa são compostas por um líder do projeto, responsável por transferir um modelo de boas práticas aos parceiros.

         

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Escola Básica 2,3 de Maxial premiada no concurso “Uma Aventura Literária 2022”
Imagem da Notícia Exposição de desenho retrata o quotidiano do Mercado Municipal de Torres Vedras
Imagem da Notícia Ministro da Educação inaugurou a Escola Básica de Póvoa de Penafirme

Ministro da Educação inaugurou a Escola Básica de Póvoa de Penafirme

18.05.2022

A Escola Básica de Póvoa de Penafirme foi inaugurada esta terça-feira, 17 de maio, numa cerimónia que assinalou a sua entrada em funcionamento no início do ano letivo. A inauguração contou com a presença do ministro da Educação, João Costa, e teve início com o descerramento da placa inaugural. (...)

Imagem da Notícia “Agora Escolhe!” voltou a mostrar oferta formativa do Concelho

“Agora Escolhe!” voltou a mostrar oferta formativa do Concelho

17.05.2022

A Câmara Municipal voltou a proporcionar, aos alunos do 9.º ano de escolaridade que frequentam estabelecimentos de ensino situados no Concelho, uma mostra de oferta formativa e orientação profissional, para o prosseguimento de estudos no 10.º ano de escolaridade. (...)

Imagem da Notícia Alunos do Externato de Penafirme envolvidos em projetos científicos sobre o Oceano
Imagem da Notícia Crianças tiveram Páscoa animada pelo “Tempo de Férias”

Agenda / Educação

Mais

“O Rei manda… Brincar”

Parque do Choupal e Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, Torres Vedras

28 de maio de 2022 | sábado

“O Rei manda… Brincar” irá realizar-se no dia 28 de maio entre as 10h00 e as 13h00, no Parque do Choupal e Praça Dr. Alberto Manuel Avelino,  encorajando a comunidade educativa a ajudar as crianças a desfrutarem de um dia para brincar livremente ao ar livre. Pretende-se não só (...)

Mais

“O Rei manda… Brincar”

Parque do Choupal e Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, Torres Vedras

1 de junho de 2022 | quarta

“O Rei manda… Brincar” irá realizar-se no dia 1 de junho entre as 17h00 e as 20h00, no Parque do Choupal e Praça Dr. Alberto Manuel Avelino,  encorajando a comunidade educativa a ajudar as crianças a desfrutarem de um dia para brincar livremente ao ar livre. Pretende-se não só (...)

Teatro

Gangarilha

Parque Verde de Ponte do Rol

16 de junho de 2022 | quinta

Vão três ou quatro homens, um que sabe tocar e um rapaz que faz a dama. Fazem o auto da Ovelha Perdida e dois entremezes de bobo, têm barba e cabeleira, pedem saia e touca espreitadas, por vezes, esquecem-se de as devolver. Cobram a quatro, pedaço de pão, ovo, sardinha e toda a espécie de (...)

Evento

Competências para a Sociedade 5.0

Torres Vedras LabCenter

14 a 17 de julho 2022

Esta conferência realiza-se nos próximos dias 14 a 17 de julho no Torres Vedras LabCenter, focando em dois subtemas "Como instalar um Fab Lan numa Escola?" e "Encontro Nacional de Fab Lab". A conferência irá dividir-se entre palestras, oficinas colaborativas, oficinas EDU e FAB LAB, (...)

Oficina infantojuvenil

A ritmar e a desfilar, vamos todos sambar!

Aguarela

27 de julho de 2022 | quarta

Entre plumas, óculos, tutus e chapéus de piratas uma máscara vamos vestir e com bombos, tambores, chocalhos e castanholas, um ritmo vamos criar para as ruas de Santa Cruz animar.

Atividade de expressão musical, dramática e plástica.

(...)

Oficina infantojuvenil

Conecta a robótica com a tua criatividade

Aguarela

7 de setembro de 2022 | quarta

Esta atividade consiste na construção de um brinquedo-robô simples, um barco com reutilização de materiais, que permite desenvolver a criatividade, noções de circuitos eléctricos e manuseamento de componentes eléctricos. Podes decorá-lo como mais gostares. Põe a tua criatividade à (...)

voltar ao topo ↑