Torres Vedras

Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar

Considerando a importância que o poder local assume na formação dos seus munícipes, nomeadamente os mais jovens, o Município de Torres Vedras, desenvolve diáriamente um programa de sustentabilidade alimentar transversal às diferentes fases do processo alimentar, assente em 4 eixos de ação: produção, aquisição, confeção e consumo.

No eixo I, produção, apostámos no contacto direto com o processo de cultivo dos bens alimentares hortícolas:

  • “Horta Viva” - Programa de hortas comunitárias que visa contribuir para a sustentabilidade ambiental, combater a pobreza, e facilitar o acesso à terra por parte de potenciais agricultores.
  • “Hortas Pedagógicas” – O Município de Torres Vedras destacou um jardineiro para o acompanhamento das 8 hortas pedagógicas instaladas em escolas, proporcionando aos alunos um contacto direto com os produtos hortícolas.

No eixo II, aquisição de produtos alimentares, criámos normas no que toca à sustentabilidade das compras públicas. Depois de durante anos termos adquiridos produtos a grandes empresas situadas fora do concelho de Torres Vedras, passámos a adquirir todos os nossos produtos, a produtores locais. Mesmo assumindo um acréscimo de custos financeiros, estamos a contribuir para a redução da pegada ecológica inerente ao transporte e para a sustentabilidade das pequenas e médias empresas locais.

No eixo III, confeção das refeições escolares, construímos uma rede de IPSSs, que garantem, em conjunto com o Município de Torres Vedras, o fornecimento de 4000 refeições escolares/dia. Novamente assumindo o acréscimo de custo, a opção pela rentabilização de recursos logísticos e humanos já existentes nestas instituições, reduz significativamente a pegada ecológica inevitável caso optássemos pelo modelo mais fácil e mais barato da aquisição destas refeições a uma grande empresa de catering.

No eixo IV, através de programas direcionados para as crianças, procuramos fomentar os bons hábitos alimentares e associá-los às questões da saúde. Programas como o "Escola Ativa" (combate à obesidade infantil através da promoção de hábitos alimentares corretos e aumento da atividade física), "Heróis da Fruta – Lanches escolares saudáveis" (promoção do consumo de fruta nos lanches escolares), "Regime de Fruta Escolar" (distribuição gratuita de fruta junto dos alunos do 1º ciclo) e “Almoça comigo nos meus anos” (convite aos pais para acompanharem os seus filhos no almoço escolar no dia do seu aniversário) são programas que consideramos contribuírem para a melhoria dos hábitos alimentares da nossa população. 

O presente programa viu distingudo o seu mérito através do Food & Nutrition Awardsuma plataforma multi-stakeholder e um agente mobilizador para a inovação no setor agroalimentar, agregado às áreas da Educação e da Saúde, sendo um motor para o empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

voltar ao topo ↑