Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude

O Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude é um espaço destinado a todos os jovens do concelho de Torres Vedras, que aqui poderão obter informações diversas e aceder a serviços em variadas áreas, desde ensino profissional, acesso ao ensino superior, bolsas de estudo, estágios profissionais e curriculares, emprego, mobilidade juvenil, tempos livres, voluntariado, saúde juvenil, pousadas da juventude e cartão jovem.

Neste espaço pretende-se centralizar toda a informação útil aos jovens, facilitando a sua pesquisa e o acesso à informação, contribuindo, assim, para a resposta às suas dúvidas, anseios e expetativas.

Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude

Rua Miguel Bombarda 6, Torres Vedras

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Contactos:
Telefone: 261 320 724
E-mailjuventude@cm-tvedras.pt

Que serviços disponibilizamos?

Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação | GAFEQ

O Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação é um serviço promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e desenvolvido com o apoio técnico do Centro de Emprego de Torres Vedras, intervindo no âmbito das problemáticas do insucesso escolar e do desemprego, através do encaminhamento e esclarecimento formativo e profissional.

Tendo como destinatários jovens entre os 15 e os 35 anos, este gabinete presta os seguintes serviços:

• Experiências vocacionais (associações, autarquias e empresas do Concelho);
  • Informação sobre ofertas formativas e de emprego;
  • Desenvolvimento de competências essenciais à inserção no mercado de trabalho;
  • Auxílio na elaboração de curriculum vitae - CV;
  • Preparação para entrevistas de trabalho;
  • Promoção de aprendizagem ao longo da vida e qualificação de ativos.

Terça e quinta-feira, das 9h00 às 13h00

Marcação para atendimento através do e-mail: unafeq@cm-tvedras.pt

Posto de Informação Juvenil | PIJ

O Posto de Informação Juvenil possibilita a realização do Cartão Jovem Municipal, reservas em Pousadas da Juventude e apoio na apresentação de candidatura ao programa de arrendamento do Instituto Português do Desporto e Juventude – Porta 65 (IPDJ).

Facultam-se, neste serviço, informações sobre ocupação de tempo livre, campos de férias, voluntariado jovem, experiências ao abrigo de programas nacionais e europeus, associativismo juvenil e toda a informação relevante em matéria de juventude.

Rua Miguel Bombarda 6, Torres Vedras
segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

E-mail:  pij@cm-tvedras.pt

Gabinete de Apoio a Jovens e Adolescentes | GAJA

O Gabinete de Apoio a Jovens e Adolescentes funciona no Centro Municipal da Juventude e resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Centro de Respostas Integradas do Oeste e o Centro de Saúde de Torres Vedras, disponibilizando dois serviços principais:

• Consultas de psicologia a jovens e adolescentes

Estas consultas surgem de uma parceria entre o CRI do Oeste - Equipa de Tratamento  de Torres Vedras e a Câmara Municipal de Torres Vedras, destinam-se a jovens entre os 13 e os 21 anos e têm como objetivo avaliar e/ou prestar acompanhamento psicológico por um serviço clínico no âmbito da saúde mental, nomeadamente: perturbações do sono ou humor, distúrbios do comportamento alimentar, depressão, ansiedade, comportamentos antissociais ou de risco, automutilação ou ideação suicida.

Segunda e quarta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Nota: Marcação sujeita a confirmação pelo serviço.

• Consultas de saúde familiar (planeamento familiar)

Estas consultas surgem de uma parceria entre o Centro de Saúde de Torres Vedras e a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Terça e quinta-feira: das 9h00 às 12h00
Marcação para atendimento pelo e-mail: pij@cm-tvedras.pt
Nota: marcação sujeita a confirmação pelo serviço.

Orientação Vocacional e Profissional

Na construção de um projeto escolar e profissional é importante que o jovem reflita acerca do que gosta, do que quer, do que é capaz. O serviço de orientação vocacional oferece esse apoio com os recursos necessários para proporcionar ao jovem uma tomada de decisão refletida e segura.

Os destinatários da orientação vocacional são jovens em fase de conclusão do 9º ano de escolaridade ou do ensino secundário.

Quarta-feira: das 14h00 às 17h00
Marcação para atendimento pelo e-mail: pij@cm-tvedras.pt
Nota: marcação sujeita a confirmação pelo serviço.

Mobilidade Juvenil

Existem programas nacionais e de cariz europeu que potenciam múltiplas oportunidades aos jovens, por via de experiências vocacionais (voluntariado), intercâmbios e ações de formação. No Centro Municipal da Juventude os jovens poderão conhecer as ofertas existentes e obter o apoio necessário à formalização das suas candidaturas aos diversos projetos disponíveis.

Quarta-feira: das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h000

Workshops Temáticos

O Espaço Primavera acolhe, mensalmente, a realização de workshops orientados por formadores de referência, dirigidos a jovens dos 13 aos 30 anos, sobre temáticas de interesse e utilidade para os participantes.

Informação sempre disponível sobre estes workshops na agenda da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Formações e workshops no Centro Municipal da Juventude