Torres Vedras

Faz e Acontece

Constituindo a ocupação de tempos livres dos jovens uma medida promotora para o seu desenvolvimento - enquanto indivíduos e seres coletivos - e acrescida a premência da criação de respostas para as faixas etárias dos 14 aos 20 anos durante o período das férias escolares, o projeto "Faz e Acontece" visa melhorar o conhecimento dos jovens em relação à realidade laboral em que estão inseridos. Neste sentido, criam-se oportunidades de convivência direta com atividades profissionais, possibilitando aos jovens o acesso a formação não formal, dentro de áreas específicas, por meio de uma experiência vocacional.

Com esta experiência de cariz ocupacional pretende-se contribuir para a valorização pessoal dos jovens, potenciando a sua autodescoberta a nível formativo e profissional, assim como a aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável.

A iniciativa destina-se a todos os jovens residentes no concelho de Torres Vedras, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos e que tenham concluído o 3º ciclo do ensino básico. 

O projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras é divulgado através do site da Autarquia e no Centro Municipal da Juventude, onde se poderão também efetuar as inscrições, em prazos a estabelecer.


Os jovens serão sujeitos a uma pequena entrevista de seleção, aferindo-se, entre outros aspetos, a sua motivação para participar no projeto. Todos os participantes terão direito à atribuição de uma bolsa de participação no valor de 50 euros, um seguro de acidentes pessoais durante a sua participação, assim como um certificado de participação.

No que concerne às entidades aderentes ao "Faz e Acontece", estas deverão estar ligadas às seguintes áreas de ação:

  • Cultura e/ou Património;
  • Ambiente e/ou Proteção Civil;
  • Apoio a idosos ou crianças;
  • Ciência e Saúde, Intervenção Comunitária e outras de reconhecido interesse social.

 

Assim, estas entidades poderão ser empresas, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), associações, autarquias, entre outras.


Contactos

Área de Juventude
Câmara Municipal de Torres Vedras
Telefones: 261 320 711 e 261 320 721
E-mailjuventude@cm-tvedras.pt

voltar ao topo ↑