Torres Vedras

Rede Eurodesk

O Município de Torres Vedras integra, desde janeiro de 2019, a Rede de Multiplicadores Eurodesk Portugal. Esta adesão permitirá aos jovens do Concelho obter informação, de forma centralizada, acerca de oportunidades de formação, emprego e voluntariado na Europa.

Os interessados em participar neste tipo de experiências devem dirigir-se ao Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude e solicitar o atendimento por parte dos técnicas presentes, que ajudarão a encontrar oportunidades de acordo com as suas características e expetativas.

O que é a Eurodesk?

A Eurodesk é uma rede europeia de informação com serviços em 31 países e é um ponto de acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude.

A Rede Eurodesk recebe apoio contínuo da Comissão Europeia através do Programa Juventude em Acção, operacionalizado pela DG Educação e Cultura.

 

Quem está envolvido?

Em cada país participante, os parceiros nacionais da Eurodesk são organizações que trabalham na área da Juventude (organismos governamentais ou organizações não governamentais) que foram selecionadas pelos responsáveis políticos em cada país para prestarem os Serviços Eurodesk.

Estes parceiros trabalham juntos e são apoiados pela unidade de coordenação sediada em Bruxelas, a Eurodesk Brussels Link, AISBL.

Os parceiros nacionais da Eurodesk cooperam com mais de 500 parceiros locais de forma a alargar a disponibilização dos serviços de informação aos jovens a nível local.

 

O que é que a Eurodesk disponibiliza?

A Eurodesk oferece aos parceiros locais:

  • Formação;
  • Ferramentas de informação;
  • Ajuda e apoio para facilitar a prestação da informação europeia de forma a aumentar o acesso dos jovens à mesma.

A Brussels Link, AISBL atua como entidade de coordenação para a Rede Eurodesk.

Os elementos desta organização desenvolvem atividades de pesquisa de informação europeia e gerem as estruturas de comunicação e bases de dados, bem como o desenvolvimento das ferramentas de trabalho.

 

Em Portugal, a Eurodesk é representada pela Agência do Programa ERASMUS + | Juventude em Ação e presta serviços de informação através das lojas ponto JA.

voltar ao topo ↑