Torres Vedras

ARU Centro Histórico

A preocupação do Município de Torres Vedras com o centro histórico da cidade remonta aos anos 80 do século passado, tendo permitido a classificação desta área como Área de Reabilitação Urbana o que possibilita um conjunto alargado de benefícios, incentivos e penalizações fiscais.  O centro histórico possui um instrumento de gestão territorial em vigor, designado por Plano de Pormenor de Reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, que estabelece regras urbanísticas para o edificado.

No contexto atual, ao nível da política de cidades, pretende-se privilegiar e incentivar a reabilitação urbana. Através da criação da Área do Centro Histórico (ACH) assegura-se uma estrutura de reabilitação urbana para Torres Vedras, fundamentando a sua atividade nas políticas que o município definiu para a área respetiva, recorrendo a fundos, parcerias, programas existentes e a criar.

A reabilitação do centro histórico de Torres Vedras assenta na promoção de um processo dirigido para e pelos cidadãos; possui um sistema de gestão urbana baseado numa prática de desenho e de resposta em tempo real aos problemas e oportunidades; contém uma estratégia harmoniosa de conservação e restauro; e apoia, preferencialmente, obras de impacto mínimo na vida dos residentes em termos económicos e psicológicos.

A Área do Centro Histórico consiste num grupo de trabalho que, no âmbito do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, desempenha a sua ação na área do Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras.

A ACH tem por missão a reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, sendo a sua atuação totalmente direcionada no intuito de facilitar a ligação entre os particulares e toda a estrutura administrativa do município.

Delimitação de Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico 
Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico
Alteração de Delimitação da ARU do Centro Histórico de Torres Vedras

Notícias / Orden. do território

Imagem da Notícia Proposta de criação da ARU de Arenes foi aprovada em reunião de Câmara
Imagem da Notícia Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território foi aprovado

Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território foi aprovado

03.05.2018

O Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território de Torres Vedras (REOT) foi aprovado pelo Executivo Municipal de Torres Vedras esta quarta-feira. O Relatório, de caráter preliminar, encontra-se agora sujeito a um período de discussão pública de 30 dias sendo, posteriormente, elaborada a sua (...)

Imagem da Notícia   Assinatura do Contrato Local de Segurança do Município de Torres Vedras
voltar ao topo ↑