Torres Vedras

Instrumentos de Âmbito Nacional

Conteúdos desta página:

  1. Enquadramento
  2. Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território
  3. Plano Sectorial da Rede Natura 2000

Enquadramento

O âmbito nacional define o quadro estratégico para o ordenamento do espaço nacional, estabelece as diretrizes a considerar no ordenamento regional e municipal e a compatibilização entre os diversos instrumentos de política setorial com incidência territorial, instituindo, quando necessário, os instrumentos de natureza especial.

Os instrumentos de âmbito nacional com incidência sobre o concelho de Torres Vedras são os seguintes:

  • Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território
  • Plano Sectorial da Rede Natura 2000

Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território

O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território foi elaborado pelo Governo, sob coordenação do ministro responsável pelo ordenamento do território.

Estabelece as grandes opções com relevância para a organização do território nacional, consubstancia o quadro de referência a considerar na elaboração dos demais instrumentos de gestão territorial e constitui um instrumento de cooperação com os demais estados-membros para a organização do território da União Europeia.

O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território é aprovado pela Assembleia da República, cabendo ao Governo o desenvolvimento e a concretização do programa de ação. O programa encontra-se aprovado pela Lei n.º 58/2007 e foi publicado no Diário da República n.º 170 Série I de 4 de setembro de 2007.


Objetivos

  • Definir o quadro unitário para o desenvolvimento territorial integrado, harmonioso e sustentável do país, tendo em conta a identidade própria das suas diversas parcelas e a sua inserção no espaço da União Europeia
  • Garantir a coesão territorial do país atenuando as assimetrias regionais e garantindo a igualdade de oportunidades
  • Estabelecer a tradução espacial das estratégias de desenvolvimento económico e social
  • Articular as políticas setoriais com incidência na organização do território
  • Racionalizar o povoamento, a implantação de equipamentos estruturantes e a definição das redes
  • Estabelecer os parâmetros de acesso às funções urbanas e às formas de mobilidade
  • Definir os princípios orientadores da disciplina de ocupação do território

Incidência em Torres Vedras

O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território orienta todos os instrumentos de gestão territorial desenvolvidos para o Município de Torres Vedras, num contexto nacional.


Plano Sectorial da Rede Natura 2000

O Plano Sectorial da Rede Natura 2000 foi elaborado pelo Instituto de Conversação da Natureza. Trata-se de um plano setorial de concretização da política nacional de conservação da diversidade biológica, visando a salvaguarda e valorização dos Sítios e das Zonas de Proteção Especial do território continental, bem como a manutenção das espécies e habitats num estado de conservação favorável nestas áreas.

Este plano é aprovado pelo Conselho de Ministros, cabendo ao ministro respetivo a gestão, o desenvolvimento e concretização do mesmo. Encontra-se aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 115-A/2008 e foi publicado no Diário da República n.º 139 Série I de 21 de julho de 2008.

O Plano Sectorial da Rede Natura 2000 orienta os instrumentos de gestão territorial desenvolvidos para o Município de Torres Vedras, na sua área de intervenção, que incide nos Sítios Sintra/Cascais (PTCON0008) e Peniche/Santa Cruz (PTCON0056).


Objetivos

  • Estabelecer orientações para a gestão territorial das Zonas de Proteção Especial e Sítios
  • Estabelecer o regime de salvaguarda dos recursos e valores naturais dos locais integrados no processo, fixando os usos e o regime de gestão compatíveis com a utilização sustentável do território
  • Representar cartograficamente, em função dos dados disponíveis, a distribuição dos habitats presentes nos Sítios e Zonas de Proteção Especial
  • Estabelecer diretrizes para o zonamento das áreas em função das respetivas características e prioridades de conservação
  • Definir as medidas que garantam a valorização e a manutenção num estado de conservação favorável dos habitats e espécies, bem como fornecer a tipologia das restrições ao uso do solo, tendo em conta a distribuição dos habitats a proteger
  • Fornecer orientações sobre a inserção em plano municipal ou especial de ordenamento do território das medidas e restrições mencionadas nas alíneas anteriores
  • Definir as condições, os critérios e o processo a seguir na realização da avaliação de impacte ambiental e na análise de incidências ambientais

Notícias / Orden. do território

Imagem da Notícia Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

Processo de participação pública da ORU de Santa Cruz foi apresentado

26.01.2022

A sessão de apresentação do processo de participação pública da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Santa Cruz decorreu esta segunda-feira, 24 de janeiro, na Pousada de Juventude de Santa Cruz. Dezenas de pessoas estiveram presentes nesta apresentação, que marca o início dos trabalhos relaciona (...)

Imagem da Notícia Inquérito à população no âmbito da estratégia de reabilitação urbana do Concelho
Imagem da Notícia Constituição da ARU do Concelho de Torres Vedras aprovada em reunião de Câmara
Imagem da Notícia Edil torriense defende papel dos municípios no combate às alterações climáticas
Imagem da Notícia “Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” vai dinamizar costa torriense

16.10.2019

“Valorizar o litoral de Torres Vedras” é o programa da Câmara Municipal de Torres Vedras que irá trabalhar a gestão dos apoios de praia do Concelho. Esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou a constituição de uma equipa que irá estudar qual o melhor modelo de concessão. (...)

Imagem da Notícia Livro “A Cidade das Bicicletas” foi apresentado em Torres Vedras

Livro “A Cidade das Bicicletas” foi apresentado em Torres Vedras

25.09.2019

O livro A Cidade das Bicicletas - Gramática para o desenho de cidades cicláveis foi apresentado no passado dia 23 de setembro, no Centro de Educação Ambiental, em Torres Vedras. A apresentação da obra de Paula Teles esteve a cargo de Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, numa sessão que contou (...)

voltar ao topo ↑