Torres Vedras

Cidade Amiga das Pessoas Idosas

"Uma Cidade Amiga das Pessoas Idosas estimula o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhece.
Uma Cidade Amiga das Pessoas Idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades."

Organização Mundial de Saúde

Partindo do pressuposto de que o envelhecimento ativo depende de uma série de influências ou determinantes que rodeiam os indivíduos as famílias e as nações; a Organização Mundial de Saúde lançou, em 2007, o projeto mundial "Cidade Amiga das Pessoas Idosas".

Utilizando uma abordagem participativa foram organizados grupos de discussão que envolveram grupos governamentais, grupos não governamentais, grupos académicos, prestadores de serviços do setor público, voluntário e comercial e idosos de 32 países do mundo.

Partindo de oito áreas entendidas como fundamentais ao bem-estar dos idosos foram identificadas pelos grupos de discussão lacunas, fragilidades, potencialidades e sugestões de melhoria que resultaram numa lista de verificação que assenta num resumo fiel das opiniões expressas por participantes de todos os continentes do mundo.

Esta lista de verificação, pretende ajudar as cidades a olharem para si mesmas, do ponto de vista das pessoas mais velhas, a fim de identificarem onde e como poderão tornar-se mais adequadas às suas necessidades e realidades.

Áreas estratégicas

  • Espaços exteriores e edifícios;
  • Transportes;
  • Habitação;
  • Participação Social;
  • Respeito e inclusão social;
  • Participação cívica e emprego;
  • Comunicação e informação;
  • Apoio comunitário e serviços de saúde.

Na continuidade deste trabalho, foi criada a Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas cujo objetivo é o de criar ambientes que permitam que os idosos permaneçam ativos e saudáveis participando na sociedade de forma continuada.

De forma a cumprir os objetivos enunciados foi criada em Portugal a Plataforma Portuguesa das Cidades Amigas das Pessoas Idosas a qual pretende desenvolver atividades conjuntas que visem a elevação das mesmas a "Cidade Amiga das Pessoas Idosas". O Município de Torres Vedras aderiu a esta rede em novembro de 2012.
No seguimento desta adesão foi levado a efeito um estudo que pretende caracterizar a forma como os seniores do Município de Torres Vedras se posicionam relativamente às áreas acima mencionadas.

Documentos

voltar ao topo ↑