Equipamentos e espaços municipais têm registado considerável afluência
05.02.2024
Em 2023 verificou-se uma considerável afluência a equipamentos e espaços municipais.
A título de exemplo, no Museu Municipal, contabilizaram-se 2.432 visitas a exposições (409 de visitantes estrangeiros), 8.585 participações em atividades do respetivo serviço educativo e 57 utilizações da respetiva biblioteca/centro de documentação.
Noutro espaço relacionado com a temática histórica, o Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, contabilizaram-se, por seu lado, 1.799 visitas (151 de visitantes estrangeiros).
No que concerne a equipamentos municipais dedicados à exposição de trabalhos artísticos, refira-se que: na Paços - Galeria Municipal contabilizaram-se 7.811 visitas a exposições, tendo no espaço do respetivo serviço educativo (Porta 5) se verificado 2.885 participações em atividades; na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino contabilizaram-se 625 visitas a exposições, bem como 6.370 participações em atividades de serviço educativo; e no Espaço Aguarela contabilizaram-se 1.507 visitas (158 de visitantes estrangeiros).
Referência também para o Atelier do Brinquedo, onde se contabilizaram 2.302 visitas a exposições, bem como 1.881 participações em atividades de serviço educativo.
Já no Centro de Artes e Criatividade contabilizaram-se 5.060 visitas a exposições (205 de visitantes estrangeiros), 6.021 participações em atividades de serviço educativo e 4.316 presenças em atividades diversas.
Em outro equipamento municipal expositivo recente, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, contabilizaram-se, por seu lado, 4.474 visitas a exposições (169 de visitantes estrangeiros), bem como 2.074 participações em atividades de serviço educativo.
De novo no domínio artístico, refira-se que no Teatro-Cine contabilizaram-se 23.846 entradas para espetáculos e outras atividades.
A Biblioteca Municipal foi também um dos equipamentos municipais com mais elevada utilização, tendo na mesma se contabilizado 41.070 entradas, ao passo que na Biblioteca de Praia registaram-se 4.248. Nas atividades pedagógicas realizadas em ambos os espaços verificaram-se 8.014 participações.
Direcionado ao público juvenil, o Espaço Primavera acolheu 354 atendimentos (por meio do Posto de Informação Juvenil, do Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação, do respetivo serviço de orientação vocacional e do respetivo serviço de apoio à mobilidade juvenil) e 779 atendimentos (no Gabinete de Apoio a Jovens e Adolescentes), tendo no respetivo serviço educativo se contabilizado 1.707 participações. De referir também que 120 alunos participaram em visitas-guiadas ao Espaço Primavera e verificaram-se 62 participações em workshops realizados nesse espaço. Também relacionado com a atividade do Espaço Primavera, é de referir que o Gabinete de Inserção Profissional (situado na sede da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira) foi responsável por 978 atendimentos.
No que respeita a equipamentos municipais de caráter turístico, refira-se que: no Posto de Turismo de Torres Vedras contabilizaram-se 9.302 atendimentos (322 a visitantes estrangeiros, principalmente oriundos da Inglaterra, da Alemanha, da França e da Espanha); e no Posto de Turismo de Santa Cruz contabilizaram-se 1.295 atendimentos (415 a visitantes estrangeiros, principalmente oriundos da Inglaterra, da Espanha e da França) e 3.472 utilizações da respetiva biblioteca, sendo também de mencionar que no centro interpretativo anexo (da Azenha de Santa Cruz) verificaram-se 6.999 visitas (526 de visitantes estrangeiros, principalmente oriundos da Espanha, da França e da Inglaterra).
Relativamente a outros espaços municipais de caráter patrimonial, é de referir que no Castelo contabilizaram-se 13.881 visitas (4.650 de visitantes estrangeiros), tendo no respetivo centro interpretativo se verificado 8.376 visitas (2.221 de visitantes estrangeiros, principalmente oriundos do Brasil, da Inglaterra, da França e da Espanha); no Forte de S. Vicente contabilizaram-se 14.250 visitas, tendo no centro interpretativo situado nesse espaço (alusivo às Linhas de Torres Vedras) se verificado 3.006 visitas (663 de visitantes estrangeiros, principalmente oriundos da Inglaterra); e no Castro do Zambujal contabilizaram-se 2.319 visitas (330 de visitantes estrangeiros).
No que que toca ao equipamento municipal central, o Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, refira-se que se contabilizaram no mesmo 19.502 atendimentos no balcão de atendimento da Câmara Municipal e 13.149 no balcão de atendimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, tendo, também nesse edifício, o Arquivo Municipal dado resposta a 2.861 pedidos de documentação e a um total de 279 pedidos de informação.
Por outro lado, na Agência Investir Torres Vedras contabilizaram-se 692 atendimentos ao balcão, tendo-se verificado cerca de 200 participações em sessões de apoio a novos negócios dinamizadas por essa agência e mais de 400 participações de alunos em sessões de sensibilização sobre empreendedorismo também dinamizadas pela Agência Investir.
No que se refere a equipamentos municipais de âmbito social, é de mencionar que no Centro de Atendimento Social Integrado contabilizaram-se 3.318 atendimentos, de entre os quais 1.199 atendimentos técnicos presenciais, ao passo que no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Torres Vedras registaram-se 1.629 atendimentos e no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes itinerante (dinamizado no território da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira) 249, sendo os utentes que recorreram a estes dois últimos serviços oriundos principalmente do Brasil, da Ucrânia, da Moldávia, da Índia, do Nepal e da Tailândia.
Noutro domínio, mais concretamente no ambiental, é de referir que no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul contabilizaram-se 3.568 presenças (105 de visitantes estrangeiros); no Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e da Archeira contabilizaram-se 405 presenças (34 de visitantes estrangeiros); e no Centro de Educação Ambiental contabilizaram-se 1.016 presenças em atividades que envolveram o serviço educativo deste equipamento municipal. Ainda neste último espaço, verificaram-se 2.239 presenças em atividades que envolveram o serviço educativo “Quero ser Cientista”.