Torres Vedras - Cidade dos Livros | Histórias de Resistência
Torres Vedras – Cidade dos Livros é uma iniciativa cultural, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que tem como objetivo fundamental fomentar o interesse e entusiasmo pela leitura. Para este efeito convida-se toda a comunidade a participar numa celebração do livro, da literatura, numa relação estreita com diferentes expressões artísticas, nomeadamente: a ilustração, as artes plásticas e performativas, a escrita criativa, a dança, o teatro, a música, a narração oral e o design gráfico.
Histórias de Resistência é a temática desta edição, que se reflete num programa de atividades que se interligam e complementam, tais como: Feira do Livro, mesa redonda com livrarias independentes, aulas abertas com escritores e ilustradores, encontros com escritores , oficinas de mediação da leitura para famílias, espetáculos de música e poesia, espetáculos de teatro, apresentações de livros, contações para público escolar, (alunos e encarregados de educação) e público em geral, performances teatrais, exposições de ilustração, exposições de livros de artista, instalações, ações de formação e residências artísticas.
Torres Vedras – Cidade dos Livros pretende mobilizar a comunidade leitora e criadores, sublinhando a importância do papel da arte, da cultura e do conhecimento para o bem-estar das comunidades e da criação de espaços de encontro. Estes proporcionam o lugar à reflexão, em torno de conceitos como resistência, liberdade, ler, constituição, ideal, biblioteca, livraria, passado, futuro, crise climática, aprendizagem e criatividade.
Algumas das propostas culturais oferecidas no programa são resultado de projetos de continuidade desenvolvidos com a comunidade torriense, num trabalho de coprodução entre criadores e grupos escolares de Agrupamentos de Escolas de Torres Vedras, em residência artística. Destes destacam-se: a performance Biblioteca Futuro, as instalações Blackout Poetry - Reconstituição Portuguesa, Histórias de Resistência – Manifestos e És livrecomo um pássaro?, e o concerto Música & Poesia Judaica e Árabe do Levante.”
O evento beneficiará da presença de mais de 40 convidados (individuais e coletivos) e decorrerá entre os dias 12 e 23 de abril de 2024.