Centro de interpretação da presença judaica em Torres Vedras
01.09.2015
Torres Vedras vai contar a breve prazo com um centro interpretativo da comunidade judaica local.
Esse centro situar-se-á na zona fronteira à entrada do Castelo de Torres Vedras, numa área conhecida como Cerca da Josefa, e a sua criação passará pelo aproveitamento das edificações já existentes neste local.
Com entrada principal a partir da fachada nascente, este equipamento contará num primeiro momento com um espaço de receção.
(...) este centro interpretativo enquadra-se no projeto “Rotas Sefarad: Valorização da Identidade Judaica no Diálogo Interculturas”, o qual é promovido pela Rede de Judiarias de Portugal.
Com ligação a este espaço, existirá uma sala de menores dimensões – a norte – onde será possível expor produtos de venda.
A sul desta, e pela união de dois espaços originalmente separados, surgirá a sala polivalente.
A partir desta sala, bem como da área de receção, aceder-se-á a um espaço alongado com ligação ao jardim, o qual terá função expositiva.
Ligado ao espaço da receção, haverá uma instalação sanitária equipada de forma a dar resposta a indivíduos de mobilidade reduzida.
Este conjunto de espaços, situados no que terá sido anteriormente uma única casa, serão ligados por escadas a uma outra estrutura edificada, a norte, que acolherá uma sala de exposições.
Aproveitando um segundo piso existente na edificação a sul, será criado um novo lanço de escadas, desde esta sala de exposições, o qual dará acesso a três gabinetes, destinados a espaços de reunião e centro de recursos.
De referir que nesta obra proceder-se-á à reabilitação com recurso a materiais e técnicas de construção tradicionais e dotar-se-á os respetivos edifícios das condições necessárias a um eficiente comportamento energético.
Relacionado com esta intervenção serão futuramente implementadas outras ações, nomeadamente a instalação de sinalética, bem como a criação de um áudio guia e de um caderno pedagógico destinado à comunidade escolar relacionados com a presença hebraica em Torres Vedras.
De referir que este centro interpretativo enquadra-se no projeto “Rotas Sefarad: Valorização da Identidade Judaica no Diálogo Interculturas”, o qual é promovido pela Rede de Judiarias de Portugal.
NÚMEROS
- Área: 300 m2
- Custo: cerca de 300 mil euros (comparticipado em 204 mil euros pelo EEAGrants)
- Prazo: 1º semestre 2016