Conjunto escultórico de Santo António e do Menino Jesus
28.10.2019
Trata-se de um conjunto escultórico situado no largo da Igreja de Santo António, nos Campelos.
Com esta escultura a população dos Campelos pretende homenagear o seu padroeiro. Pode-se ler junto à escultura “Santo António / Doutor Evangélico / O Povo de Campelos / Com o seu padroeiro / Quer em Jesus fazer comunidade / Na concórdia e na Paz”.
Este trabalho foi desenvolvido tendo como matriz a simplicidade e a humildade.
Segundo referiu Jorge Damas no dia de inauguração e bênção da obra, efetuada pelo bispo António Vitalino: “O menino Jesus e Santo António estabeleceram-se entre nós na simplicidade e humildade. Não em pedestais elevados, mas antes acessíveis, à nossa espera para nos transmitirem a sua mensagem e nos convidarem à intimidade”.
Já José Damas, no livro Memórias e História da Paróquia de Campelos, afirma o seguinte relativamente ao conjunto escultórico de Santo António e Menino Jesus existente no largo da igreja matriz dos Campelos: “O conjunto representa St.º António, sentado num banco comprido que se prolonga nos dois lados de si mesmo. No seu colo tem uma bíblia aberta.
O Santo convida-nos a sentar ao seu lado para escutar a palavra de Deus.
O Menino Jesus encontra-se de pé e em frente de St.º António. É um rapaz adolescente e possui uma vara nas mãos com a qual desenha peixes no chão. Os peixes, que eram o símbolo secreto utilizado pelos primeiros cristãos, simbolizavam e simbolizam nesta obra os cristãos que surgem pela ação de Jesus e que se espalham pelos quatro cantos do mundo”.
- Autoria: António Quina
- Data de inauguração: 25 de outubro de 1997
- Localização: Largo de Santo António, Campelos