Largo Wellington
22.12.2023
No início do século XX, o espaço envolvente à Igreja de São Pedro era dominado pela então designada Praça Mouzinho de Albuquerque, um terreiro de saibro sobrelevado a sul da Igreja que se destacava da Estrada Nacional 10 (que esteve na origem da Estrada Nacional 8) e promovia a articulação com a parte nascente da Igreja, atual Largo Wellington, onde se encontrava o acesso à sacristia e o enorme telheiro do antigo Mercado do Peixe.
Em 1930, a aprovação do “Projecto de Alteração do Pavimento e Passeios da Estrada Nacional 10 de 1ª” veio mudar profundamente aquele espaço público. Este projeto teve como consequência a demolição da Praça Mouzinho de Albuquerque, do Mercado do Peixe e da plataforma de acesso à Igreja de São Pedro e a criação da Rua João Luís Moura e o alargamento da Rua Heliodoro Salgado.
No final da década de 1980, o “Plano de Salvaguarda do Centro Histórico de Torres Vedras” levou, entre outras intervenções, à criação de estacionamento no espaço do hoje designado Largo Wellington.
Em 2010, o programa de ação "Torres ao Centro - Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras" veio repensar o espaço envolvente à Igreja de São Pedro.
A intervenção levou à construção de um terreiro de saibro sobrelevado na parte posterior da Igreja, equipado com árvores de folha caduca e bancos corridos de dupla face.
A partir de 2012, o Largo Wellington passou, assim, a ter a sua configuração atual.