Letras Errantes
09.11.2023
Caracterizam-se como “um projeto diferente e pensado para quem gosta de bons livros e boa literatura” e pretendem preencher lacunas no mercado editorial português com a sua oferta de obras de referência.
A Letras Errantes é uma empresa que compreende 4 marcas editoriais, diferenciadas pelo género literário das obras que cada uma, consubstanciado também pelo grafismo dos livros que publicam. A E-primatur é a mais conhecida, sendo reconhecida pelo seu bom trabalho na publicação de clássicos esgotados ou que nunca tinham sido publicados em português, mas da Letras Errantes fazem parte também a Bookbuilders, Livro B e Bicho-do-mato.
Todas têm a decorrer frequentemente um processo de votação online para que seja o público a escolher que livros quer ver publicados, contribuindo com um valor que garante a sua execução. Assim, quem vota e contribui financeiramente para a produção do livro, recebe o seu exemplar por correio, sem mais custos e a um preço mais vantajoso do que se o adquirisse posteriormente à publicação. Caso a obra não receba votos (e financiamento) suficientes, a editora tem duas opções: ou assume o valor em falta e o livro é publicado; ou convida o leitor votante a escolher se quer o seu dinheiro de volta, ou se o mantém para que possa usar numa outra votação.
Esta modalidade de crowdfunding permite aos leitores tomarem um papel mais ativo na escolha das obras literárias que são publicadas e garante à editora que serve os interesses do seu público-alvo.
Fundada em 2015, a empresa é composta por 4 funcionários. A gerência cabe aos fundadores Hugo Xavier, ex-editor da Cavalo de Ferro e da Ulisseia, do Grupo Babel; e Pedro Bernardo, ex-responsável editorial da Edições 70 e da Actual, do Grupo Almedina. João Reis (ex-editor da Eucleia e de quem também partiu a ideia para o modelo de negócio), trabalha como tradutor para a empresa.
As chancelas da Letras Errantes são responsáveis pela tradução e publicação de obras de referência, tais como: a tradução integral dos Contos de Cantuária de Chaucer, por Daniel Jonas; dos Ensaios (completos) de Montaigne, por Hugo Barros; e do Gargântua & Pantagruel de Rabelais, por Manuel de Freitas, entre outras, que o leitor pode consultar online.
Chancelas editoriais
E-Primatur – A mais conhecida junto do público, uma espécie de casa-mãe, e publica clássicos da literatura, antigos e modernos.
Bookbuilders - Publica textos de ciências sociais e humanas (história, estética, cinema, filosofia política, entre outros).
Livro B - É a recuperação (e modernização) de um projeto criado em tempos pela extinta Editorial Estampa. Publica textos das ditas literaturas alternativas: surrealismo, fantástico, textos distópicos, entre outras.
Bicho-do-Mato - Publica apenas e só textos de e sobre teatro, numa parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.
BI da empresa
Nome: Letras Errantes (E-primatur; Bookbuilders; Livro B; Bicho-do-mato)
Ano de fundação: 2015
Área de atividade: Edição
Número de funcionários: 4
Gerência / administração: Hugo Xavier e Pedro Bernardo
Site: https://e-primatur.com/