Pastel de Feijão de Torres Vedras registado como Indicação Geográfica
06.02.2024
O Pastel de Feijão de Torres Vedras foi registado enquanto Indicação Geográfica (IG), conforme publicado em Diário da República a 31 de janeiro de 2024, e como resultado do pedido de registo à Comissão Europeia no ano anterior.
A denominação IG informa o consumidor da proveniência de um produto, atribuindo-lhe características específicas e garantindo assim a sua qualidade, além de conferir proteção a nível nacional à designação “Pastel de Feijão de Torres Vedras”.
O registo foi feito pela ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste (na sua qualidade de Comissão de Produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras), a quem caberá agora, com o apoio da Associação QUALIFICA/ oriGin Portugal, avançar com o processo para o reconhecimento de entidades de controlo e certificação junto da DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
O Pastel de Feijão de Torres Vedras é produzido por cerca de 30 produtores do Concelho e é o reflexo da história, tradições e cultura dos torrienses, motivo pelo qual é uma manifestação gastronómica identitária do território. O Concurso do Pastel de Feijão de Torres Vedras é realizado todos os anos nas Festas de Torres Vedras.