Torres Vedras

Praça 25 de Abril

13.01.2022

LARGO E JARDIM DE D.CARLOS I Década de 1900 | Autor: Júlio Novais

Em 1892, o Largo da Graça, atual Praça 25 de Abril, foi intervencionado com a intenção de tornar aquele espaço num “passeio público”. A iniciativa partiu de um particular, D. Diogo de Nápoles, e contou com o apoio do jornal local A Semana. O largo foi ampliado, com a terraplanagem da área que pertencia à antiga cerca do Convento da Graça, e foi construído o jardim e o coreto, inaugurados a 21 de agosto daquele ano. Após a requalificação, o largo foi batizado com o nome do monarca que estava no poder, D. Carlos I. Com a implantação da República, passou a chamar-se Largo da República.

O espaço voltou a ser alvo de uma grande intervenção em 1954. O jardim foi requalificado e no centro do mesmo foi erguido o Obelisco, monumento comemorativo das campanhas da Guerra Peninsular. O largo passou, assim, a denominar-se Praça do Império, mudando, mais tarde, de nome para Praça 25 de Abril.

Em 2021, a Praça 25 de Abril foi intervencionada com o objetivo de promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida a este espaço público, bem como o acesso ao Museu Municipal Leonel Trindade. A operação contemplou a eliminação de barreiras arquitetónicas, o alargamento de passeios, a introdução de rampas, corrimãos e pavimentos confortáveis e a relocalização de mobiliário urbano. O espaço em frente ao edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça foi transformado numa zona de carácter pedonal.




Legenda das fotografias:
Fotografia 1 - Largo e Jardim D. Carlos I, década de 1900. Autor: Júlio Novais
Fotografia 2 - Praça do Império e Igreja da Graça, década de 1950. Autor: Carlos Marques
Fotografia 3 - Praça 25 de Abril, 2021. Autor: PIXAIR 

Última atualização: 13.01.2022 - 15:55 horas
voltar ao topo ↑